Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBellenzani, Renata-
dc.creatorCarvalho, Bruno Peixoto-
dc.creatorCamargo, Ana Flávia Bezerra Toledo-
dc.creatorPalhuzi, Bárbara Caroline Celestino-
dc.creatorFernandes, Carolina de Oliveira-
dc.creatorMilani, Giovana Durat-
dc.creatorSilva, Graziela Lucchesi Rosa da-
dc.creatorPacini, Jassonia Lima Vasconcelos-
dc.creatorFerreira, Jean Paulo Bom-
dc.creatorSouza, Larissa-
dc.creatorAlmeida, Melissa Rodrigues de-
dc.creatorJesus, Nataly Batista de-
dc.creatorSantiago, Nathânia Vaz-
dc.creatorNetto, Nilson Berenchtein-
dc.creatorMartin, Sueli Terezinha Ferrero-
dc.creatorManoel, Vinícius do Prado-
dc.creatorSchühli, Vitor Marcel-
dc.date.accessioned2021-08-04T13:57:15Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:18Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.isbn978-65-86943-70-2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3882-
dc.descriptionSUMÁRIO PREFÁCIO (Silvana Calvo Tuleski ), APRESENTAÇÃO (Renata Bellenzani e Bruno Peixoto Carvalho), 1. A interpretação da crise da psicologia da década de 1920 por Politzer e Vigotski (Bruno Peixoto Carvalho, Bárbara Caroline Celestino Palhuzi, Ana Flávia Bezerra Toledo Camargo e Nataly Batista de Jesus), 2.Trabalho com grupos nos centros de atenção psicossocial: contribuições da psicologia histórico-cultural e da psicologia social latino-americana (Vitor Marcel Schühli e Sueli Terezinha Ferrero Martin), 3.Impactos da violência de gênero na produção da subjetividade de mulheres: contribuições da psicologia histórico-cultural (Giovana Durat Milani, Graziela Lucchesi Rosa da Silva e Melissa Rodrigues de Almeida), 4. O fetichismo da inteligência: uma análise crítica de três testes psicológicos de inteligência (R-1, G-36 E G-38) (Bruno Peixoto Carvalho e Vinícius do Prado Manoel), 5. Psicologia e educação infantil: construindo uma abordagem avaliativa do desenvolvimento de crianças na perspectiva histórico-cultural (Renata Bellenzani e Jassonia Lima Vasconcelos Pacini ), 6. A hegemonia do modelo biomédico na psicopatologia e sua funcionalidade no capitalismo (Renata Bellenzani e Larissa Silva Souza), 7. Os fenômenos da patologização e medicalização da saúde mental: aproximações desde o marxismo (Carolina de Oliveira Fernandes, Nilson Berenchtein Netto e Nathânia Vaz Santiago), 8. Psicoterapia na perspectiva histórico-cultural: análise de três propostas teórico-metodológicas (Jean Paulo Bom Ferreira e Renata Bellenzani), SOBRE OS AUTORES, SOBRE OS ORGANIZADORES E UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSAS APROXIMAÇÕES COMO DOCENTES E PROFISSIONAISpt_BR
dc.description.abstractFinally, I consider this book a combative material in this direction, to add to other studies that advance, within the limits of the Psi field, beyond a Psychology that naturalizes the consequences of class society and seeks only to "adapt" individuals who suffer to a society barbarized and dehumanized in its essence. It moves towards a Psychology that denounces and positions itself in the struggle, together with other social forces, to overcome this form of sociability. In addition to productivism, affirms, in the words of Florestan, the constructive social functions of the University. (Preface, Silvana Calvo Tuleski) *** As can be seen in this presentation, the work establishes dialogues with classic areas of psychology, mobilizing inflections in the ways in which a variety of phenomena have been historically approached: groups and groupings; violence against women; developmental and schooling process problems; psychic suffering; the social in the psychological clinic; psychological measures and tests. Therefore, this production mobilizes the diversity of fields of research and professional practice in psychology, namely: Group Psychology, Psychopathology and Mental Health, Clinical Psychology, Psychological Assessment, School and Educational Psychology, Developmental Psychology and History of Psychology. Here is the implied nature of the book we present to readers: the works are involved with the urgent need to overcome class society and with a psychology that – in its foundations and in its practice – expresses the tendencies of such a societal project. (Presentation, Renata Bellenzani and Bruno Peixoto Carvalho)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titlePsicologia histórico-cultural na universidade: pesquisas implicadaspt_BR
dc.title.alternativeHistorical-cultural psychology at the university: implied researchpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoPara finalizar, considero este livro um material combativo nesta direção, de somar a outros estudos que avançam, nos limites do campo Psi, para além de uma Psicologia que naturaliza as consequências da sociedade de classes e busca tão somente “adaptar” os indivíduos que sofrem a uma sociedade barbarizada e desumanizada em sua essência. Caminha na direção de uma Psicologia que denuncia e se posiciona na luta, em conjunto com outras forças sociais, pela superação desta forma de sociabilidade. Para além do produtivismo, afirma nos dizeres de Florestan, as funções sociais construtivas da Universidade. (Prefácio, Silvana Calvo Tuleski) *** Como se pode vislumbrar nessa apresentação, a obra estabelece diálogos com áreas clássicas da psicologia, mobilizando inflexões nos modos como uma variedade de fenômenos têm sido historicamente abordados: grupos e grupalidades; violência contra as mulheres; problemas desenvolvimentais e do processo de escolarização; sofrimento psíquico; o social na clínica psicológica; medidas e testes psicológicos. Portanto, essa produção mobiliza a diversidade dos campos de pesquisa e atuação profissional em psicologia, quais sejam: Psicologia dos Grupos, Psicopatologia e Saúde Mental, Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e História da Psicologia. Eis a natureza implicada do livro que apresentamos aos leitores: os trabalhos estão implicados com a urgente necessidade de superação da sociedade de classes e com uma psicologia que – em seus fundamentos e em sua prática – expresse as tendências de tal projeto societário. (Apresentação, Renata Bellenzani e Bruno Peixoto Carvalho)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologia Histórico - Cultural na universidade.pdf9,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons