Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3881
Tipo: Dissertação
Título: A biografia de uma professora transexual em Brasilândia/MS: diálogos formativos e percursos sobre a diversidade sexual
Autor(es): Hélida Rodrigues de Lima
Primeiro orientador: Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
Resumo: Compreender a diversidade sexual no contexto social e educacional se apresenta como um dos desafios para os estudiosos das áreas humana, sobretudo da educação. Partindo da percepção de que a diversidade sexual está presente no cotidiano escolar, temos como objetivo dessa pesquisa investigar a diversidade sexual numa escola de Brasilândia, MS, a partir da memória e biografia de uma professora transsexual, Jhenifer Ragnaroni. Analisar a memória e a trajetória de vida pessoal/profissional dessa professora contribui para a análise do deslocamento do olhar sobre as práticas pedagógicas convencionais (tradicionais), ampliando os diálogos sobre sexualidade na escola. Utilizei a história oral como método de pesquisa, ancorando-nos na abordagem biográfica, com ênfase na memória e narrativas da professora, o que possibilita estabelecer relações entre as influências sofridas no decorrer de sua vida e formação. No processo de pesquisa analisamos a trajetória da professora Jhenifer com as narrativas que perpassam a infância, a família, e o trabalho, pontuando as concepções de sexualidade e de gênero vivenciadas no percurso de inserção nas escolas. O trabalho utiliza dados coletados por meio de entrevista com questões subjetivas e abertas e anotações pessoais do sujeito pesquisado - diário. Ao estudar sua história de vida, inevitavelmente aprecio sua contribuição para a formação de novos modos de intervenção e prática no cotidiano escolar em relação a sexualidade, capazes de combater o preconceito e promover a igualdade. A biografia compõe os elementos principais para a análise, visando compreender as experiencias vividas pelo outro, contribuindo, para a pesquisa, de forma significativa para os estudos voltados para a sexualidade na educação.
Abstract: ABSTRACT Understanding sexual diversity in the social and educational context presents itself as one of the challenges for scholars in the human fields, especially in education. Based on the perception that sexual diversity is present in school life, we aim to investigate sexual diversity in a school in Brasilândia, MS, based on the memory and biography of a transsexual teacher, Jhenifer Ragnaroni. Analyzing the memory and the personal / professional life trajectory of this teacher contributes to the analysis of the displacement of the gaze on conventional (traditional) pedagogical practices, expanding the dialogues about sexuality at school. I used oral history as a research method, anchoring us in the biographical approach, with an emphasis on the teacher's memory and narratives, which makes it possible to establish relationships between the influences suffered during her life and training. In the research process, we analyzed the trajectory of Professor Jhenifer with the narratives that pervade childhood, family, and work, punctuating the conceptions of sexuality and gender experienced in the insertion path in schools. The work uses data collected through interviews with subjective and open questions and personal notes of the researched subject - memory notebook. When studying his life history, I inevitably appreciate his contribution to the formation of new modes of intervention and practice in school daily life in relation to sexuality, capable of combating prejudice and promoting equality. The biography composes the main elements for the analysis, aiming to understand the experiences lived by the other, contributing, for the research, in a significant way to the studies focused on sexuality in education. Keywords: Education. Transsexuality. Sexual diversity. Sexuality. Gender.
Palavras-chave: Educação. Transexualidade. Diversidade sexual. Gênero
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3881
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helida- versao final -correção -22-07-21.pdf964,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.