Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2880
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira para o ensino médio |
Autor(es): | Venturini, Rodrigo Cesar Pastrolin |
Primeiro orientador: | Romanini, Edivaldo |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do ensino e da
aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Consideramos que
este é um assunto de grande relevância no cotidiano dos jovens que
provavelmente farão uso do sistema bancário e do comércio. Colocamos em
discussão a situação atual do ensino da Matemática Financeira e apresentamos
elementos para argumentação da sua importância no momento em que se
elencam os conteúdos do Ensino Médio. Além disso, mostraremos, por meio de
resoluções de situações-problema que são inerentes ao cotidiano dos alunos
como, por exemplo, o financiamento de um veículo, propostas de empréstimos,
taxas de juros, planilhas de amortizações. Mostraremos também, que a planilha
eletrônica Excel pode ser uma ferramenta de ensino para compreensão de
fórmulas matemáticas, em particular fórmulas financeiras, resolução de
situações-problema para auxílio de tomadas de decisões que envolvam tempo e
dinheiro. Nesse sentido, o tempo das aulas destinado ao estudo da
Matemática Financeira poderá ser mais aproveitado para questionamentos
adicionais sobre o conteúdo em si, uma vez que o tempo destinado para a
execução dos cálculos será mínimo com o auxílio dessa planilha eletrônica,
visando assim, auxiliar os professores de Matemática na sua prática docente. ABSTRACT - This work aims to highlight the importance of teaching learning of Financial Mathematics in high school. We believe that this is a very relevant issue in the daily lives of young people who are likely to serve the banking system and trade. We discuss the current situation of financial mathematics teaching and introduce elements for argument of its importance at the time that we list the high school content. In addition, we will show, through resolutions of problem situations that are inherent in the daily lives of students, for example, financing a vehicle, proposals for loans, interest rates, amortization spreadsheets. We will also show that the Excel spreadsheet can be a teaching tool for understanding of mathematical formulas, in particular financial formulas, solving problem situations to aid decision-making involving time and money. In this sense, the time classes for the study of Financial Mathematics can be leveraged for additional questions about the content itself, since the time allotted to perform the calculations will be minimal with the help of this spreadsheet, thus aiming, help Mathematics teachers in their teaching practice. |
Palavras-chave: | Ensino Matemática Financeira Aprendizagem Planilhas Eletrônicas Excel (Programa de computador) Empréstimo Bancário Taxas de Juros Ensino Médio Teaching Business Mathematics Learning Electronic Spreadsheets Bank Loans Interest Rates |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2880 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Cesar Pastrolin Venturini.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.