Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2880
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira para o ensino médio
Autor(es): Venturini, Rodrigo Cesar Pastrolin
Primeiro orientador: Romanini, Edivaldo
Abstract: Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do ensino e da aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Consideramos que este é um assunto de grande relevância no cotidiano dos jovens que provavelmente farão uso do sistema bancário e do comércio. Colocamos em discussão a situação atual do ensino da Matemática Financeira e apresentamos elementos para argumentação da sua importância no momento em que se elencam os conteúdos do Ensino Médio. Além disso, mostraremos, por meio de resoluções de situações-problema que são inerentes ao cotidiano dos alunos como, por exemplo, o financiamento de um veículo, propostas de empréstimos, taxas de juros, planilhas de amortizações. Mostraremos também, que a planilha eletrônica Excel pode ser uma ferramenta de ensino para compreensão de fórmulas matemáticas, em particular fórmulas financeiras, resolução de situações-problema para auxílio de tomadas de decisões que envolvam tempo e dinheiro. Nesse sentido, o tempo das aulas destinado ao estudo da Matemática Financeira poderá ser mais aproveitado para questionamentos adicionais sobre o conteúdo em si, uma vez que o tempo destinado para a execução dos cálculos será mínimo com o auxílio dessa planilha eletrônica, visando assim, auxiliar os professores de Matemática na sua prática docente.
ABSTRACT - This work aims to highlight the importance of teaching learning of Financial Mathematics in high school. We believe that this is a very relevant issue in the daily lives of young people who are likely to serve the banking system and trade. We discuss the current situation of financial mathematics teaching and introduce elements for argument of its importance at the time that we list the high school content. In addition, we will show, through resolutions of problem situations that are inherent in the daily lives of students, for example, financing a vehicle, proposals for loans, interest rates, amortization spreadsheets. We will also show that the Excel spreadsheet can be a teaching tool for understanding of mathematical formulas, in particular financial formulas, solving problem situations to aid decision-making involving time and money. In this sense, the time classes for the study of Financial Mathematics can be leveraged for additional questions about the content itself, since the time allotted to perform the calculations will be minimal with the help of this spreadsheet, thus aiming, help Mathematics teachers in their teaching practice.
Palavras-chave: Ensino
Matemática Financeira
Aprendizagem
Planilhas Eletrônicas
Excel (Programa de computador)
Empréstimo Bancário
Taxas de Juros
Ensino Médio
Teaching
Business Mathematics
Learning
Electronic Spreadsheets
Bank Loans
Interest Rates
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2880
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Cesar Pastrolin Venturini.pdf3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.