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dc.contributor.advisorRomanini, Edivaldo-
dc.contributor.authorVenturini, Rodrigo Cesar Pastrolin-
dc.date.accessioned2016-08-16T01:07:24Z-
dc.date.available2016-08-16T01:07:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2880-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo destacar a importância do ensino e da aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Consideramos que este é um assunto de grande relevância no cotidiano dos jovens que provavelmente farão uso do sistema bancário e do comércio. Colocamos em discussão a situação atual do ensino da Matemática Financeira e apresentamos elementos para argumentação da sua importância no momento em que se elencam os conteúdos do Ensino Médio. Além disso, mostraremos, por meio de resoluções de situações-problema que são inerentes ao cotidiano dos alunos como, por exemplo, o financiamento de um veículo, propostas de empréstimos, taxas de juros, planilhas de amortizações. Mostraremos também, que a planilha eletrônica Excel pode ser uma ferramenta de ensino para compreensão de fórmulas matemáticas, em particular fórmulas financeiras, resolução de situações-problema para auxílio de tomadas de decisões que envolvam tempo e dinheiro. Nesse sentido, o tempo das aulas destinado ao estudo da Matemática Financeira poderá ser mais aproveitado para questionamentos adicionais sobre o conteúdo em si, uma vez que o tempo destinado para a execução dos cálculos será mínimo com o auxílio dessa planilha eletrônica, visando assim, auxiliar os professores de Matemática na sua prática docente.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This work aims to highlight the importance of teaching learning of Financial Mathematics in high school. We believe that this is a very relevant issue in the daily lives of young people who are likely to serve the banking system and trade. We discuss the current situation of financial mathematics teaching and introduce elements for argument of its importance at the time that we list the high school content. In addition, we will show, through resolutions of problem situations that are inherent in the daily lives of students, for example, financing a vehicle, proposals for loans, interest rates, amortization spreadsheets. We will also show that the Excel spreadsheet can be a teaching tool for understanding of mathematical formulas, in particular financial formulas, solving problem situations to aid decision-making involving time and money. In this sense, the time classes for the study of Financial Mathematics can be leveraged for additional questions about the content itself, since the time allotted to perform the calculations will be minimal with the help of this spreadsheet, thus aiming, help Mathematics teachers in their teaching practice.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlanilhas Eletrônicaspt_BR
dc.subjectExcel (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectEmpréstimo Bancáriopt_BR
dc.subjectTaxas de Jurospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBusiness Mathematicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElectronic Spreadsheetspt_BR
dc.subjectBank Loanspt_BR
dc.subjectInterest Ratespt_BR
dc.titleEducação financeira para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

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