Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2653
Tipo: Dissertação
Título: Produção de texto: a revitalização de um gênero em extinção
Autor(es): Souza, Adriana Marques de Lima
Primeiro orientador: Souza, Claudete Cameschi de
Abstract: Em razão do descompasso entre a produção escrita real e a esperada dos alunos na série final do ensino fundamental I (5º ano) e considerando a responsabilidade da escola diante desse descompasso, esta pesquisa se justifica, já que seu objetivo é compreender e analisaro processo de produção textual desses alunos. Trata-se, pois, de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, interacionista e intervencionista cujos, procedimentos metodológicos partiram de sequências didáticas desenvolvidas por meio de nove oficinas de leitura e produção textual, totalizando quarenta horas-aulas de trabalho. Como suporte teórico, elegemos, para discussões de linguagem e língua, gênero, texto e produção textual: Geraldi (2003, 1993, 1984), Marcuschi (2011, 2005, 2002, 2001), Carvalho (2004), Koch (2002, 2000), entre outros; para discutir sequências didáticas, utilizamos os textos de Zabala (1998) e Schneuwly e Dolz (2004). O corpus constitui-se de textos do gênero carta pessoal e carta do leitor, produzidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Três Lagoas/MS. Os resultados apontam que o trabalho com sequências didáticas, no processo de produção textual, desperta a atenção do aluno para a leitura, discussão, produção, análise linguística, autocorreção e reescrita de seu texto em um trabalho que traz, para a sala de aula, o prazer pela leitura e pela escrita, já que foi feito o uso de gibis, revista com atividades de caça palavras, cruzadinha, decifre o código, entre outras, e cartaz, em busca de construção de competências linguísticas e textuais necessárias para serem produtores autônomos de suas próprias escritas.
ABSTRACT - Because of the mismatch between the actual writing and producing the expected students in the final grade of elementary school ( 5th year ) and considering the school's responsibility before this gap , this research is justified , since its aim is to understand and analyze textual production process of these students. It is, therefore, an action research qualitative, interactional and whose interventionist , methodological procedures set out from teaching sequences developed through nine workshops reading and textual production , totaling forty hours working - classes. As theoretical support, elect , for language discussions and language , gender, text and text production : Geraldi (2003 , 1993 , 1984), Marcuschi (2011 , 2005 , 2002, 2001 ) , Carvalho ( 2004) , Koch (2002 , 2000 ), among others; to discuss didactic sequences we use the word Zabala (1998) and Schneuwly and Dolz (2004). The corpus consists of genre texts personal letter and reader's letter , produced by students of the 5th year of elementary school , a school of municipal public network TrêsLagoas / MS . The results show that working with didactic sequences in the text production process, awakens the student's attention to reading , discussion , production, linguistic analysis , self-correction and rewrite your text in a job that brings to the classroom , the joy of reading and writing , as it was done using comic books , magazine with hunting activities words , crossword , decrypt the code , among others, and poster in search of building linguistic and textual skills needed to be autonomous producers of his own writings .
Palavras-chave: Língua
Tongue
Escrita
Writing
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2653
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA MARQUES DE LIMA SOUZA.pdf10,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.