Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Adriana Marques de Lima-
dc.date.accessioned2016-03-23T14:59:19Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2653-
dc.description.abstractEm razão do descompasso entre a produção escrita real e a esperada dos alunos na série final do ensino fundamental I (5º ano) e considerando a responsabilidade da escola diante desse descompasso, esta pesquisa se justifica, já que seu objetivo é compreender e analisaro processo de produção textual desses alunos. Trata-se, pois, de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, interacionista e intervencionista cujos, procedimentos metodológicos partiram de sequências didáticas desenvolvidas por meio de nove oficinas de leitura e produção textual, totalizando quarenta horas-aulas de trabalho. Como suporte teórico, elegemos, para discussões de linguagem e língua, gênero, texto e produção textual: Geraldi (2003, 1993, 1984), Marcuschi (2011, 2005, 2002, 2001), Carvalho (2004), Koch (2002, 2000), entre outros; para discutir sequências didáticas, utilizamos os textos de Zabala (1998) e Schneuwly e Dolz (2004). O corpus constitui-se de textos do gênero carta pessoal e carta do leitor, produzidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola da rede pública municipal de Três Lagoas/MS. Os resultados apontam que o trabalho com sequências didáticas, no processo de produção textual, desperta a atenção do aluno para a leitura, discussão, produção, análise linguística, autocorreção e reescrita de seu texto em um trabalho que traz, para a sala de aula, o prazer pela leitura e pela escrita, já que foi feito o uso de gibis, revista com atividades de caça palavras, cruzadinha, decifre o código, entre outras, e cartaz, em busca de construção de competências linguísticas e textuais necessárias para serem produtores autônomos de suas próprias escritas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Because of the mismatch between the actual writing and producing the expected students in the final grade of elementary school ( 5th year ) and considering the school's responsibility before this gap , this research is justified , since its aim is to understand and analyze textual production process of these students. It is, therefore, an action research qualitative, interactional and whose interventionist , methodological procedures set out from teaching sequences developed through nine workshops reading and textual production , totaling forty hours working - classes. As theoretical support, elect , for language discussions and language , gender, text and text production : Geraldi (2003 , 1993 , 1984), Marcuschi (2011 , 2005 , 2002, 2001 ) , Carvalho ( 2004) , Koch (2002 , 2000 ), among others; to discuss didactic sequences we use the word Zabala (1998) and Schneuwly and Dolz (2004). The corpus consists of genre texts personal letter and reader's letter , produced by students of the 5th year of elementary school , a school of municipal public network TrêsLagoas / MS . The results show that working with didactic sequences in the text production process, awakens the student's attention to reading , discussion , production, linguistic analysis , self-correction and rewrite your text in a job that brings to the classroom , the joy of reading and writing , as it was done using comic books , magazine with hunting activities words , crossword , decrypt the code , among others, and poster in search of building linguistic and textual skills needed to be autonomous producers of his own writings .pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectTonguept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.titleProdução de texto: a revitalização de um gênero em extinçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Claudete Cameschi de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA MARQUES DE LIMA SOUZA.pdf10,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.