Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2648
Tipo: Dissertação
Título: A perda da especificidade da alfabetização: as vozes dos professores da EMEB Selma Trevelim – Araçatuba/SP
Autor(es): Oliveira, Deise Rodrigues de
Primeiro orientador: Nincao, Onilda Sanches
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os relatos de professores alfabetizadores sobre os conceitos de letramento e alfabetização e suas implicações escolares durante um curso de Formação Continuada realizado na EMEB Prof.ª Selma Maria Trevelim de Jesus, na cidade de Araçatuba/SP. Para isso, adotou-se a metodologia de base etnográfica colaborativa descrita em Magalhães (1994, 1997 e 2011) que busca produzir e analisar reflexões sobre a prática pedagógica de professores. O desafio colocado diz respeito a escolarização do letramento que provocou nas séries iniciais do Ensino Fundamental a perda da especificidade linguística da alfabetização. O fenômeno linguístico, ou seja, a estrutura da língua, a apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica foi obscurecida pela ideia de que os gêneros textuais por si só são capazes de levar o aluno a construir competência na leitura e escrita. Neste sentido, este trabalho analisou a relação entre esses dois conceitos nas concepções das professoras participantes da pesquisa e suas implicações para sua prática pedagógica, tomando as discussões sobre letramento como elaborado por Street (1984, 2006, 2011, 2014), Kleiman (1995, 2010) e sobre alfabetização conforme Cagliari (1989, 1998, 2009, 2011), Morais (2006, 2010, 2012) e Soares (2003, 2004a, 2004b, 2009). Os resultados mostraram que há dificuldades por parte dos professores em construir uma prática pedagógica de alfabetização na medida em que as orientações curriculares discriminam o uso de métodos que focalizem a especificidade linguística da alfabetização, supervalorizando o uso de gêneros textuais como parte de uma nova postura pedagógica que incorpore o letramento. Esta pesquisa resultou na elaboração de um Caderno Pedagógico destinado a professores e coordenadores pedagógicos que desejam ter um contato maior dos aspectos teóricos que embasam o ensino do sistema de escrita alfabética, através do desenvolvimento da consciência fonológica na perspectiva do letramento.
ABSTRACT - This research aimed to analyze the reports of literacy teachers on the concepts of literacy and literacy and its implications for a school Continuing Training course held at EMEB Prof. Selma Maria Trevelin of Jesus in the city of Araçatuba/SP. For this, it adopted the collaborative ethnographic methodology described in Magalhães (1994, 1997 and 2011) that seeks to produce and analyze reflections on the teaching practice of teachers. The challenge concerns the schooling of literacy that sparked in the early grades of elementary school the loss of linguistic specificity of literacy. The linguistic phenomenon, that is, the language structure, the ownership of the alphabetical and orthographic writing system was obscured by the idea that genres themselves are able to take the student to build competence in reading and writing. Thus, this study analyzed the relationship between these two concepts in the conceptions of the participating teachers of the research and its implications for their practice, taking discussions on literacy as prepared by Street (1984, 2006, 2011, 2014), Kleiman (1995 2010) and literacy as Cagliari (1989, 1998, 2009, 2011), Morais (2006, 2010) and Smith (2003). The results showed that there are difficulties on the part of teachers in building a pedagogical practice of literacy in that curriculum guidelines discriminate against the use of methods that focus on specific linguistic literacy, overvaluing the use of genres as part of a new pedagogical approach that incorporates literacy. This research resulted in the development of a pedagogical notebook for teachers and coordinators who wish to have greater contact of the theoretical aspects that support the teaching of alphabetic writing system through the development of phonological awareness in literacy perspective.
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Literacy
Professores
Teachers
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2648
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEISE RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf631,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.