Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2629
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do calor: sequência de ensino associada à conservação de alimentos
Autor(es): Ribeiro, Marcia Helena
Primeiro orientador: Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
Abstract: Estudos realizados com enfoque no ensino de Física apontam para uma grande dificuldade quanto ao ensino e à aprendizagem dessa disciplina, e que a mesma se apresenta no livro didático de forma a-histórica, e muitas vezes sem uma relação com o cotidiano pessoal e profissional do estudante. Essa mesma problemática se faz presente no curso Técnico em Alimentos do IFMS, Câmpus Coxim, onde são oferecidas as disciplinas do currículo básico, como a física, e as específicas da área de alimentos, sendo que aqui a dificuldade está relacionada à falta de contextualização na disciplina de Física de modo a oferecer contribuições para os conteúdos específicos do curso. Uma análise realizada nos livros das disciplinas específicas apontou para a possibilidade de elaboração de uma sequência de ensino pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel como forma de oferecer contribuições de contextualização do estudo do calor para a conservação de alimentos. Esta sequência contou com aulas de História da Ciência explorando a evolução do conceito de temperatura e calor e dos conceitos físicos associados à calorimetria. Para a averiguação da ocorrência de uma aprendizagem significativa, foi proposta uma atividade diferenciada que fazendo uso dos conceitos abordados na sequência de ensino, fosse capaz de ser aplicado na conservação de alimentos. Os resultados apontaram que a sequência de ensino se mostrou favorável à medida que os sujeitos aplicaram o estudo do calor em um aparato idealizado para secagem de frutas fazendo uso dos processos de transferência de energia sob a forma de calor.
ABSTRACT - Studies focusing on the teaching of Physics point to a great difficulty in the teaching and learning of this discipline, which is mostly displayed in didatic books in a non-historical way, and often without a relationship with the student's personal and professional life. This same difficulty is present in the 'Técnico em Alimentos do IFMS' course, on Coxim Campus, where the disciplines of basic curriculum are offered, such as physics, and the specific ones from the food sector, where the difficulty is related to the lack of context in Physics in order to offer input for the specific course subjects. An analysis on the books of specific disciplines pointed to the possibility of drafting a guided teaching sequence based on the 'Teoria da Aprendizagem Significativa', by David Ausubel, in order to offer context contributions of the heat study for the conservation of food. This sequence had History of Science classes exploring the evolution of the concept of temperature and heat and physical concepts associated with calorimetry. For the investigation of the occurrence of a significant learning, it was proposed a different activity that, using the concepts covered in the teaching sequence, was able to be applied in food preservation. The results showed that the teaching sequence was propitious as the subjects applied the study of heat in an apparatus designed for drying fruits using the energy transference processes in the form of heat.
Palavras-chave: Aprendizagem
Learning
Alimentos - conservação
Food Conservation
Calorimetria
Calorimetry
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2629
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA HELENA RIBEIRO.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.