Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2511
Tipo: Dissertação
Título: O lugar dos textos dramatúrgicos no proscênio escolar
Autor(es): Garcia, Aline Cristina
Primeiro orientador: Bulhões, Ricardo Magalhães
Resumo: Ancorando-se nas contribuições de Ghiraldelli Jr (2009), Vieira (2009), Gentili (1996) sobre a história da educação brasileira e as políticas governamentais, bem como Cassiano (2013) inserindo-nos no mercado de livro didático no século XXI, apoiada pelos estudos de Lajolo e Zilberman (1996), Aguiar e Bordini (1993), Bosi (1992), Vieira (1989), acerca da configuração literatura e escola, junto com Pascolati (2009), Magaldi (1998), Ryngaert (1995) e Palottini (1989) e Prado (1974) sobre o texto dramatúrgico, seus mercado e os personagens, esta pesquisa, de natureza descritivo-analítica, tem por objeto central investigar o gênero dramático no proscênio escolar, já que o drama é entendido como a primeira manifestação literária grega e os jogos dramáticos a primeira manifestação artística infantil. Nesse segmento, abordaremos, de forma mais específica, a análise e reflexão crítica das peças do dramaturgo português Gil Vicente, mencionado em duas coleções didáticas que estampam em suas capas a chapa branca da educação: o MEC/PNLEM, logo, estendemos nossas investigações pelo gênero ser requisitado às avaliações do Enem e da Fuvest, observando se há harmonia entre a estrutura do livro didático e a organização dessas avaliações. Adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, esta constituída pelas políticas educacionais e órgãos governamentais, com abrangência da LDB/96 ao Programa Ensino Médio Inovador/2009. Em um primeiro momento, fundamentamos a discussão a partir de um percurso histórico das legislações e reformas que instituíram o ensino de literatura nas escolas, apontando suas principais mudanças nesse cenário. Seguimos verificando como essa arte, enquanto componente curricular, é examinada em textos dramáticos por meio das peças vicentinas, no caso específico de dois livros didáticos que abarcam editoras, triênios e classificatórias diferentes, temos o livro A (2012-2014), editora Ática, classificado como manual, por organizar-se como um roteiro de atividades de ensino/aprendizagem e o livro B (2006-2008), editora do Brasil, chamado compêndio, o qual expõe de forma sistemática os conteúdos curriculares mais relevantes da disciplina para cada nível de ensino, deixando a cargo do professor a seleção e ordenação a cada série e a cada aula. A busca divergente foi proposital uma vez que o nosso interesse corresponda à compreensão da explanação dos textos dramatúrgicos no seu tempo e espaço. Constatamos que num espaço de seis anos de uma coleção didática para outra, o extrato da peça vicentina O Auto da Barca do Inferno, prevaleceu. Uma das razões disso é decorrente dessa peça ser mencionada na lista de leitura obrigatória da Fuvest até o ano de 2012. Em ambas as produções exploram, a partir de um recorte da peça, a sua contextualização por período histórico. Visto que o Conselho Editorial de livros didáticos buscam inspirações nas listas de livros obrigatórios para ensinar literatura, podemos dizer que o gênero dramático pode vir a desaparecer no espaço escolar, já que a peça de Gil Vicente foi substituída por outra de gênero narrativo na lista da Fuvest, bem como, o gênero mal aparece nas provas do Enem, exame de âmbito nacional que está entre os maiores do mundo. Ressaltamos também que a abordagem do texto dramatúrgico nos livros didáticos é feita não apenas pelo viés do palco, da representação teatral, mas como pretexto para ensinar a Língua Portuguesa. A discussão se estende às políticas governamentais que, voltadas à universalização do Ensino Médio, ainda estão longe de ofertar um ensino de qualidade. Assim, a partir das reflexões teóricas, levaremos em consideração que o livro didático é um guia, não um produto pronto, acabado e, por isso, permite os levantamentos propostos nesta pesquisa.
Abstract: Anchoring on the contributions of Ghiraldelli Jr (2009), Vieira (2009), Gentili (1996) on the history of Brazilian education and government policies, as well as Cassiano (2013) by immersing ourselves in the textbook market in the twenty-first century, supported by the studies of Lajolo and Zilberman (1996) Aguiar and Bordini (1993), Bosi (1992), Vieira (1989), about the school-literature setting, along with Pascolati (2009), Magaldi (1998) Ryngaert (1995 ) and Palottini (1989) and Prado (1974) on the dramaturgical text, its market and the characters, this research, of a descriptive-analytical nature, has as a central objective to investigate the dramatic genre in school proscenium, since drama is understood as the first Greek literary expression and the dramatic games are seen as the first children's artistic expression. In this segment, we will discuss specifically the analysis and critical reflection of the pieces of the Portuguese playwright Gil Vicente, mentioned in two teaching collections that adorn on their covers the white sheet of education: MEC / PNLEM, thus, we extend our investigations by the genre to be asked in Enem and Fuvest evaluations, checking for harmony between the structure of the textbook and the organization of these reviews. We adopted as a methodology the bibliographical and documentary research, being constituted by the educational policies and government agencies, covering the LDB / 96 to the High School Innovative Program / 2009. At first, we base the discussion from a historical path of laws and reforms that established the teaching of literature in schools, pointing its main changes in this scenario. We continue investigating how this art, as a curriculum component, is examined in dramatic texts through the Vincentian parts, in the specific case of two textbooks that cover different publishers, different study periods and different classification, we have the book A (2012-2014), Attica publisher, classified as manual, because it organizes itself as a map of teaching / learning activities and book B (2006-2008), Brazil's publisher, called compendium, which exposes systematically the most relevant curriculum content of the course for each level of education, leaving the teacher responsible for the selection and distribution of each grade and each class. Divergent search was deliberate since our interest corresponds to understanding the explanation of dramaturgical texts in their time and space. We found that in approximately six years from a didactic collection to another, an extract of the Vincentian play O Auto da Barca do Inferno, prevailed. One reason for this is because this piece is mentioned in the required reading list of Fuvest until the year 2012. Both productions explore, from an excerpt of the piece, its context by historical period. As the Editorial Board of textbooks seeks inspiration in the lists of required books to teach literature, we can say that the dramatic genre is likely to disappear within the school, since the Gil Vicente play has been replaced by a narrative genre in the Fuvest list, as well as, the gender barely appears in the Enem evaluation, a national examination which is among the world's largest. We also emphasize that the dramaturgical text approach in textbooks is made not only from the perspective of the stage, the theatrical performance, but also as an opportunity to teach the Portuguese language. The discussion extends to government policies, aimed at universalization of high school, and they are still far from offering an education of quality. Thus, from the theoretical reflections, we will consider that the textbook is a guide, not a finished product, and therefore allows the proposed surveys in this research.
Palavras-chave: Gênero Dramático
Livro Didático
Gil Vicente
Ensino de Literatura
Políticas Educacionais
Texto Dramatúrgico
Educação Brasileira
Fuvest
ENEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2511
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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