Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2336
Tipo: | Dissertação |
Título: | A geometria fractal aliada à contextualização, protagonismo juvenil e tecnologias como proposta de melhoria no processo ensino/aprendizagem da matemática na educação básica |
Autor(es): | Mingoranci, Simone |
Primeiro orientador: | Silva, Renato César da |
Abstract: | O trabalho apresenta a Geometria Fractal de grande importância por modelar geometricamente fenômenos e objetos não contemplados pela Geometria Euclidiana. Este texto faz uso desta geometria não apenas como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, mas vinculado ao ensino/aprendizagem de conteúdos curriculares de grande importância muitas vezes tomados pelos alunos como enfadonhos. As características fractais são utilizadas neste texto como suporte para elaboração de atividades diferenciadas, capazes de abordar três ferramentas fundamentadas em documentos oficiais de educação como propostas de melhoria na educação, são elas: contextualização, protagonismo juvenil e inserção de tecnologias. ABSTRACT - The paper presents the Fractal Geometry of great importance for modeling geometrically phenomena and objects not covered by Euclidean geometry. This text makes use of the geometry not just as content to be worked in the classroom, but linked to the teaching / learning curricula of great importance often taken by students as boring. The fractal features are used in this paper as support for developing differentiated activities, able to address three tools based on official education documents with proposals for improvements in education, they are: contextualization, youth participation and integration of technology. |
Palavras-chave: | Fractais Geometria Tecnologia Educacional Matemática - estudo e ensino Fractals Geometry Educational Technology Mathematics |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2336 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Mingoranci.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.