Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2279
Tipo: Tese
Título: O campo do jornalismo entre recursos e estratégias de conversão na economia da diplomação
Autor(es): Silva, Oswaldo Ribeiro da
Primeiro orientador: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Abstract: Este estudo delineou-se a partir de questões do campo do Jornalismo, precisamente as colocadas nas últimas décadas do século XX, tais como a suspensão da exigência do diploma, inicialmente provisória, depois definitiva, para o exercício da profissão no Brasil. Neste contexto o campo sobrevive, há pelo menos cinco anos, desde 2009, sem a regulamentação da profissão. A recorrência a essas questões, nos limites desta pesquisa, está vinculada ao exercício do encontro de um objeto, a economia dos documentos curriculares e das estratégias paralelas de recomposição do campo jornalístico. Na configuração deste objeto estamos orientados pelo referencial teórico-metodológico, desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar, delineado pelos estudos da sociologia relacional, dos estudos curriculares críticos e dos estudos da área do Jornalismo. Neste contexto, temos como objetivo analisar os documentos curriculares organizados em 2007 (UNESCO) e em 2009 (MEC), como fontes documentais e, a criação do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), a suspensão provisória do diploma pela Justiça Federal e definitiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a queda da Lei de Imprensa e, posteriormente, a elaboração de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), como fontes dialógicas, na perspectiva da economia da análise da gênese das disposições dos agentes confrontados à linguagem e ao poder simbólico. Para tanto, trabalhamos na análise das fontes documentais e dialógica com chaves de análise, “ritos de instituição”, “força da representação” e “descrição e a prescrição”, na perspectiva de entender a economia destes processos para o campo do jornalismo. Este trabalho está orientado pela hipótese de que os documentos curriculares e as estratégias paralelas são recursos de poder e estratégias de (re)conversão - a defesa do diploma como força de distinção - em um campo determinado por crises de autonomia e legitimidade, que acabam por criar condições para o aparecimento de uma illusio, o campo jornalístico existe apenas/ou é legítimo e autônomo, se houver a diplomação. Em conclusão, no processo de formação do jornalista, os documentos curriculares, bem como a estratégias paralelas atuam como forma de estabelecer acesa a chama de um campo de forças com agentes interessados na manutenção de seus poderes e investimentos em relações permanentes e constantes, que representam resistências, no sentido de transformar e conservar as forças instituídas ao longo de uma construção sócio histórica, ou histórico social estruturada.
ABSTRACT - This study was drafted from questions of the Journalism field, precisely the ones placed in the last decades of the twentieth century, such as the suspension of the requirement of the diploma, that it was temporary in the beginning, and at the end, it was definitely, for those that want to be a journalist in Brazil. In this context, at least for five years, since 2009, the journalistic field survives without the profession´s regulation. The recurrence of these issues, in the limits of this research, is linked to the exercise of the encounter of an object, the economy of curriculum documents and parallel strategies for rebuilding the journalistic field. In this object´s configuration we are guided by the theoretical and methodological referencial, developed at the Group of Studies and Research Centre School of Culture, outlined by studies of relational sociology, critical curriculum studies and studies of the Journalism area. In this context, we intend to analyze the curriculum documents organized in 2007 (UNESCO) and 2009 (MEC), as documentary sources and the creation of the Federal Council of Journalism (CFJ), the provisional suspension of the diploma by the Federal Court and the final Federal Supreme Court (STF), the fall of the Press Law, and subsequently the preparation of Proposed Constitutional Amendments (PEC), as dialogical sources from the perspective of the analysis of the genesis of the provisions of the agents confronted the language economy and power symbolic. Therefore, we work on the analysis of documentary sources and dialogical analysis with keys, "rites of institution," "strength of representation" and "description and prescription", from the perspective of understanding the economics of these processes to the field of journalism. This paperwork is based on the hypothesis that the curriculum documents and parallel strategies are power resources and strategies (re) conversion - the defense of the statute as a force of distinction - in an amount determined by crises of autonomy and legitimacy field that eventually create conditions for the emergence of a illusio, the journalistic field only exists / or is legitimate and autonomous, if the graduation. In conclusion, in the training process of the journalist, the curriculum documents, as well as parallel strategies act as a way to establish the flame of a field of forces with stakeholders in maintaining their power and investment in permanent and constant relations, representing resistances in to transform and preserve the forces imposed along a historic social construction, social or historical structured.
RÉSUMÉ - Cet étude a été élaboré à partir de questions du domaine du journalisme posées dans les dernières décennies du XXe siècle, soit la suspension de l'obligation du diplôme pour l'exercice du métier de journaliste au Brésil, d'abord temporaire puis permanente. Dans ce contexte, le métier survit pendant au moins cinq ans, depuis 2009, sans règlementation. Dans le cadre de cette recherche, le problème est relié à l'exercice de la rencontre d'un objet, à l'économie des documents des programmes et des stratégies parallèles pour la reconstruction du champ journalistique. Pour bien cerner l'objet de recherche, nous nous sommes guidés par les cadres théorique et méthodologique développés au sein du Groupe d'Études et de Recherche Culturel Scolaire, pointé vers les études de sociologie relationnelle, des étude curriculaires critiques et les études du métier du journalisme. Nous visons à analyser la documentation curriculaire organisée en 2007 (UNESCO) et 2009 (MEC), en tant que source documentaire. Ensuite nous analysons la création du Conseil Fédéral de Journalisme (CFJ), la suspension du diplôme provisoire par la Cour Fédérale et la suspension définitive par la Cour Suprême (STF), la chute de la Loi sur la Presse, et par la suite la préparation des propositions des Amendements Constitutionnels (PEC): ceux en tant que sources dialogiques en vue de l'économie de l'analyse de la genèse des dispositions des agents confrontées à la langue et à la puissance symbolique. Nous nous sommes alors penchés sur l'analyse des sources documentaires tout en utilisant comme clés d'analyse: «rites d'institution», «la force de la représentation» et «Description et prescription ", dans le bût de comprendre l'économie de ces processus dans le domaine du journalisme. Cette recherche est d'ailleurs basée sur l'hypothèse de ce que les documents des programmes et des stratégies parallèles soient des ressources de pouvoir et ce que les stratégies de reconversion - la défense du diplôme en tant que force de distinction - dans un domaine déterminé par des crises d'autonomie et de légitimité. Ce dernier crée finalement les conditions propices à l'apparition d'une illusio: le champ journalistique n'existe pas ou trouve sa légitimité et autonomie par biais de l'obtention du diplôme. Bref, dans le processus de préparation du futur journaliste, les documents pédagogiques, ainsi que des stratégies parallèles, agissent en tant qu'outils pour garder stable un champ de forces qui veut la manutention de son pouvoir et des investissements dans des relations permanentes et constantes. Leur représentation en tant que résistance ne voulant que transformer et conserver les forces imposées tout au long d'une l'histoire sociale bien structurée.
Palavras-chave: Currículos - legislação
Jornalistas
Jornalismo - orientação profissional
Conselhos de Fiscalização Profissional
Journalists
Journalism
Professional Corporations
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2279
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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