Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1539
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de ciências, educação ambiental e a formação de professores: uma conexão necessária a caminho da cidadania
Autor(es): Cruz, Ana Cristina Souza da
Primeiro orientador: Zanon, Ângela Maria
Abstract: Nesta investigação observamos como a EA está sendo abordada em uma Escola Municipal de Campo Grande/MS em relação à sua Proposta Pedagógica, e como tem sido desenvolvida a prática pedagógica destes/as professore/as em relação às questões ambientais. Para tanto verificamos algumas concepções destes/as professores/as em relação à temática para a elaboração e execução de uma ação de formação continuada, esperando responder a seguinte questão de pesquisa: ―A utilização de materiais instrucionais em uma formação de professores/as por meio da pesquisa com grupo de estudo e oficina para a produção de material didático sobre a temática ambiental poderá subsidiar atividades práticas interdisciplinares com as turmas dos anos iniciais do EF?‖. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização de alguns instrumentos para coleta de informações, tais como: observação, questionário, mapa mental e entrevista semi-estruturada. Para desvelar as informações das entrevistas utilizamos a análise de conteúdo para um apontamento mais detalhado da contribuição da intervenção da pesquisa, realizamos a análise microgenética da participação de três educadores/as sujeitos da pesquisa. Para a atividade de formação continuada propomos para os/as educadores/as uma ação de formação continuada utilizando como metodologia o grupo de estudo envolvendo os/as educadores/as dos primeiros anos do ensino fundamental, realizando estudos, oficina de produção de material didático e discussões teóricas e práticas, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de ampliação e avanço das ações pedagógicas sobre a temática ambiental de maneira interdisciplinar, dinâmica e crítica. Na interação social e reflexão sobre a prática pedagógica os/as professores/as tiveram no processo de formação mais uma oportunidade de vivenciar o processo de internalização da aprendizagem que acontece de maneira coletiva e em constante processo de mudança, de acordo com a abordagem histórico-cultural. A investigação e processo de intervenção da mesma possibilitaram a reflexão e o planejamento de ações para uma sistematização do fazer pedagógico em EA. E apesar das dificuldades verificadas no processo de estudo e produção dos/as educadores, em relação à falta de tempo e parte da metodologia adotada no processo de formação, foi possível verificar que a proposta de formação continuada e materiais selecionados para estudo e reflexão, foram e podem ser potencialmente eficientes para a reflexão e avanço na prática pedagógica em EA, que busque a qualidade socioambiental.
In this investigation we see how EA is being addressed in a municipal school in Campo Grande / MS in relation to their pedagogical proposals, has been developed and how the practice of teaching / teachers / those in relation to environmental issues. To do so we find some of these concepts / the teachers / in relation to the theme for the preparation and execution of an action of continuing education, hoping to answer the following research question: "The use of instructional materials in a teacher training / through the the research study group and workshop for the production of educational materials on environmental issues may subsidize activities with interdisciplinary courses of the early years of EF. " It is a qualitative study of the use of some instruments for gathering information such as: observation, questionnaire, mental map, and semi-structured interview. To reveal the information from the interviews we used content analysis for a more detailed note of the contribution of the intervention of research, we analyze microgenetic the participation of three teachers / subjects of the research. For the activity we propose for continuing education / educators / as a continuing education action using methodology as the study group involving / the teachers / the early years of elementary school, studying, workshop production of teaching materials and theoretical and practical discussions, with the goal of enabling reflection on the possibilities of expansion and advancement of pedagogical actions on environmental issues in an interdisciplinary way, dynamic and critical. In social interaction and reflection on the pedagogical practice / the teachers / were in the process of forming another opportunity to experience the process of internalization of the learning that takes place collectively and constantly changing process, according to the historical approach culture. The research and intervention process allowed the same reflection and action planning to make a systematization of pedagogical EA. And despite the difficulties encountered in the process of study and production of / as educators in relation to lack of time, and part of the methodology used in the training process, we found that the proposed continuing education and materials selected for study and reflection, were and can be potentially efficient for reflection and improvement in teaching practice in EA, that seeks social and environmental quality.
Palavras-chave: Ciência (Ensino Fundamental)
Educação Ambiental
Professores - formação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1539
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Cristina Souza da Cruz.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.