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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1469
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de analogias estruturadas como recurso didático no ensino médio de química e a formação continuada de professores |
Autor(es): | Nunes, Rodrigo Ruschel |
Primeiro orientador: | Recena, Maria Celina Piazza |
Abstract: | A analogia é um importante componente da linguagem humana e pode, por sua natureza, constituir-se em recurso didático para o ensino de conceitos científicos, em especial no Ensino de Química. Nesse sentido, o presente estudo buscou conhecer os resultados do uso sistematizado da analogia como estratégia de ensino na prática pedagógica de quatro professores do ensino médio, de escolas de Campo Grande – MS, e a influência desse recurso para a aprendizagem de conceitos científicos pelos alunos. Para isso, os professores participaram de um curso de formação continuada em que tiveram oportunidade de discutir e refletir sobre os conceitos teórico-práticos relativos ao uso da analogia e de algumas formas mais usuais de emprego de forma sistematizada desse recurso didático. Posteriormente, utilizaram esse conhecimento para planejar e implementar estratégias didáticas com o uso de analogias para alguns conceitos de Química. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa e o método de investigação foi o estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, análise documental e observação. Foi feita a análise de quais conceitos os professores tinham sobre a analogia, antes e durante o processo de formação continuada, de que forma eles se apropriaram destes conhecimentos e quais modificações esse processo acarretou em sua prática profissional. Verificou-se, também, como as estratégias didáticas com uso de analogias estruturadas influenciaram na aprendizagem dos conceitos de química, em turmas do ensino médio, nas quais foram aplicadas em comparação com turmas em que este recurso didático não foi utilizado. Por fim, analisaram-se as reflexões que os professores fizeram sobre sua prática com uso de analogias. Os resultados indicam que os professores participantes da pesquisa já usavam analogias em suas aulas, porém não conheciam a base teórico-metodológica para a otimização do uso desse recurso didático para o ensino de química. Os professores empregaram este recurso mesclando seus conhecimentos experienciais, com uso espontâneo de analogias, com os conhecimentos que haviam adquirido no curso, modificando sua prática e utilizando uma forma própria para o desenvolvimento das estratégias didáticas propostas aos seus alunos. Na entrevista final, os professores apontaram suas impressões sobre o uso sistematizado de analogias e refletiram sobre sua prática ao aplicá-las. Quanto aos resultados na aprendizagem dos alunos, pode-se afirmar que o uso das analogias estruturadas produziu um resultado positivo nos grupos experimentais, igual, ou melhor, ao dos grupos controle. Constatou-se que as analogias promovem nos alunos um interesse maior em aprender os conceitos químicos ensinados, pois os análogos utilizados são de sua vivência cotidiana, o que auxilia o aluno a familiarizar-se com o conteúdo a ser ensinado, tendo assim uma facilidade maior em compreender o conceito alvo (científico). Analogy is an important component of the human language and may, for its nature, be a teaching resource for the teaching of the scientific concepts, in special, in the Chemistry area. In this sense, the present study sought to know the results of the systematized use of analogy as a teaching strategy in the teaching practice - of four High school teachers from Campo Grande – MS schools - and the influence of this resource in the students learning of scientific concepts. For this, the teachers took a continuing training course in which they had the opportunity of discussing and reflecting about the theoretical-practical concepts related to the use of analogy and of the some more usual forms of systematized utilization of the of this teaching resource. Later, they used this knowledge to plan and implement teaching strategies, with the use of analogies for some Chemistry concepts. The methodology used in this work was qualitative and the investigation method was a case-study. Semi structured interview, document analysis and observation were used as instruments for data collection. Before and during the process of continuing training, an analysis was made, about what concepts the teachers had about analogy, how they have appropriated this knowledge and what changes this process resulted in their professional practices. It was also noticed how the teaching strategies, with the use of structured analogy influenced in the learning of the Chemistry concepts, in classes in which this teaching resource was not used. Finally, the reflections the teachers made about their practices with the use of analogies were analyzed. The results indicate that the teachers subjects of this research already used analogies in their classes, but they did not know the theoreticalmethodological basis for the optimization of this teaching resource for the Chemistry teaching. The teachers used this resource merging their experiential knowledge, with the spontaneous use of analogies and the knowledge they have acquired in the course, changing their practices and using a particular form for the development of the teaching strategies proposed. In the last interview the teachers point their impression about the systematized use of analogies and reflect about their practices while applying them. Concerning to the results in the students learning, we may say that the use of structured analogies produced a positive result in the experimental groups, the same or better than in the control group. It was found that the analogies promote a bigger interest in the students, to learn the chemical concepts, since the used similar are from their daily routine. This helps the student to familiarize with the subject to be taught, thus, having a larger facility in understanding the target concept (scientific). |
Palavras-chave: | Formação Continuada do Professor Material Didático Química Ensino e Aprendizagem |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1469 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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