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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14123| Tipo: | Dissertação |
| Título: | AS AMARRAS DO VESTIBULAR: UMA ANÁLISE DECOLONIAL DO INGRESSO DA PESSOA SURDA NA SELEÇÃO DO VESTIBULAR |
| Autor(es): | Karolaine Leonel de Oliveira |
| Primeiro orientador: | Helen Paola Vieira Bueno |
| Resumo: | Direcionamos a presente pesquisa diante da necessidade de identificarmos as dificuldades ou mecanismos de acessibilidade dispostos a estudantes com deficiência auditiva, frente ao processo exame seletivo Vestibular – UFMS. A priori, quando se trata sobre inclusão, atentase ao cumprimento das Leis Educacionais a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente quando se refere sem tardar a interpor os estudantes ao acesso ao ensino superior procurando alternativas para um ambiente bilíngue. Os pressupostos teóricos fundamentais na abordagem deste tema em questão apontam que o propósito de inclusão não consiste em identificar e legitimar as diferenças e sim assegurar a equidade de direitos entre os estudantes e percebe-se que o processo inclusivo educacional tem a necessidade de apropriar-se de novos ensinamentos apontados para novas práticas pedagógicas e possibilitando maior favorecimento na garantia de seu espaço individual e social como cidadão. |
| Abstract: | We directed this research towards the need to identify the difficulties or accessibility mechanisms available to students with hearing impairments, regarding the selective exam process for the vestibular – UFMS.This research aims to provide information on a currently relevant topic: access to entrance exams at Brazilian public universities. A priori, when it comes to inclusion, attention is paid to compliance with the Educational Laws, Law 14.191 of 2021, which includes Bilingual Education for the Deaf in the Brazilian Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB - Law 9.394 of 1996) as an independent teaching modality when it refers to providing students with access to higher education by seeking alternatives for a bilingual environment. The fundamental theoretical assumptions in approaching this topic in question indicate that the purpose of inclusion is not to identify and legitimize differences, but rather to ensure equal rights among students. It is clear that the inclusive educational process needs to appropriate new teachings aimed at new pedagogical practices and enabling greater favor in guaranteeing their individual and social space as citizens. |
| Palavras-chave: | Deficiência Auditiva Surdo Cultura Surda Libras |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14123 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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