Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKarolaine Leonel de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-12-11T14:59:37Z-
dc.date.available2025-12-11T14:59:37Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14123-
dc.description.abstractWe directed this research towards the need to identify the difficulties or accessibility mechanisms available to students with hearing impairments, regarding the selective exam process for the vestibular – UFMS.This research aims to provide information on a currently relevant topic: access to entrance exams at Brazilian public universities. A priori, when it comes to inclusion, attention is paid to compliance with the Educational Laws, Law 14.191 of 2021, which includes Bilingual Education for the Deaf in the Brazilian Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB - Law 9.394 of 1996) as an independent teaching modality when it refers to providing students with access to higher education by seeking alternatives for a bilingual environment. The fundamental theoretical assumptions in approaching this topic in question indicate that the purpose of inclusion is not to identify and legitimize differences, but rather to ensure equal rights among students. It is clear that the inclusive educational process needs to appropriate new teachings aimed at new pedagogical practices and enabling greater favor in guaranteeing their individual and social space as citizens.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência Auditiva-
dc.subjectSurdo-
dc.subjectCultura Surda-
dc.subjectLibras-
dc.titleAS AMARRAS DO VESTIBULAR: UMA ANÁLISE DECOLONIAL DO INGRESSO DA PESSOA SURDA NA SELEÇÃO DO VESTIBULARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Helen Paola Vieira Bueno-
dc.description.resumoDirecionamos a presente pesquisa diante da necessidade de identificarmos as dificuldades ou mecanismos de acessibilidade dispostos a estudantes com deficiência auditiva, frente ao processo exame seletivo Vestibular – UFMS. A priori, quando se trata sobre inclusão, atentase ao cumprimento das Leis Educacionais a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente quando se refere sem tardar a interpor os estudantes ao acesso ao ensino superior procurando alternativas para um ambiente bilíngue. Os pressupostos teóricos fundamentais na abordagem deste tema em questão apontam que o propósito de inclusão não consiste em identificar e legitimar as diferenças e sim assegurar a equidade de direitos entre os estudantes e percebe-se que o processo inclusivo educacional tem a necessidade de apropriar-se de novos ensinamentos apontados para novas práticas pedagógicas e possibilitando maior favorecimento na garantia de seu espaço individual e social como cidadão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf462,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.