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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14030| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | História de vida: A constituição identitária de uma pedagoga negra em formação inicial |
| Autor(es): | MICHELLE BORGES DOS SANTOS |
| Primeiro orientador: | SILVANA ALVES DA SILVA BISPO |
| Resumo: | Este texto tem como objetivos problematizar questões relacionadas à diversidade étnico racial e refletir sobre minha história de vida como formanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, sendo mulher negra. As Leis nº 12.288, a Lei 10.639/03 e os teóricos Carneiro (2003), Fernandes (2016), Gomes (1993, 2001), conferem a abordagem teórica que permitem dialogar sobre o tema. A partir da pesquisa bibliográfica e da metodologia de história de vida busca ampliar o entendimento dos fenômenos sociais, históricos, culturais e educacionais. Como mulher negra e futura pedagoga, em um espaço escolar é essencial reconhecer e se redescobrir novas possibilidade de afirmação identitária. Ao longo da minha formação inicial em Pedagogia, percebi que esses atravessamentos emergem com força dentro dos espaços educativos, onde ainda são observadas práticas discriminatórias veladas, estereótipos reproduzidos e abordagens superficiais sobre a história e cultura afro-brasileira. |
| Abstract: | Este texto tiene como objetivos problematizar cuestiones relacionadas con la diversidad étnico-racial y reflexionar sobre mi historia de vida como estudiante del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, siendo una mujer negra. Las Leyes n.º 12.288, la Ley 10.639/03 y las teóricas Carneiro (2003), Fernandes (2016) y Gomes (1993, 2001) ofrecen el fundamento teórico que posibilita el diálogo sobre el tema. A partir de la investigación bibliográfica y de la metodología de historia de vida, se busca ampliar la comprensión de los fenómenos sociales, históricos, culturales y educativos. Como mujer negra y futura pedagoga, en un espacio escolar es esencial reconocerse y redescubrir nuevas posibilidades de afirmación identitaria. A lo largo de mi formación inicial en Pedagogía, percibí que estas intersecciones emergen con fuerza dentro de los espacios educativos, donde aún se observan prácticas discriminatorias veladas, estereotipos reproducidos y enfoques superficiales sobre la historia y la cultura afrobrasileña. |
| Palavras-chave: | História de vida. Identidade. Mulheres Negras. Racismo. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14030 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
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