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dc.creatorMICHELLE BORGES DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-12-08T21:41:14Z-
dc.date.available2025-12-08T21:41:14Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14030-
dc.description.abstractEste texto tiene como objetivos problematizar cuestiones relacionadas con la diversidad étnico-racial y reflexionar sobre mi historia de vida como estudiante del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, siendo una mujer negra. Las Leyes n.º 12.288, la Ley 10.639/03 y las teóricas Carneiro (2003), Fernandes (2016) y Gomes (1993, 2001) ofrecen el fundamento teórico que posibilita el diálogo sobre el tema. A partir de la investigación bibliográfica y de la metodología de historia de vida, se busca ampliar la comprensión de los fenómenos sociales, históricos, culturales y educativos. Como mujer negra y futura pedagoga, en un espacio escolar es esencial reconocerse y redescubrir nuevas posibilidades de afirmación identitaria. A lo largo de mi formación inicial en Pedagogía, percibí que estas intersecciones emergen con fuerza dentro de los espacios educativos, donde aún se observan prácticas discriminatorias veladas, estereotipos reproducidos y enfoques superficiales sobre la historia y la cultura afrobrasileña.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória de vida. Identidade. Mulheres Negras. Racismo.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleHistória de vida: A constituição identitária de uma pedagoga negra em formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVANA ALVES DA SILVA BISPO-
dc.description.resumoEste texto tem como objetivos problematizar questões relacionadas à diversidade étnico racial e refletir sobre minha história de vida como formanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, sendo mulher negra. As Leis nº 12.288, a Lei 10.639/03 e os teóricos Carneiro (2003), Fernandes (2016), Gomes (1993, 2001), conferem a abordagem teórica que permitem dialogar sobre o tema. A partir da pesquisa bibliográfica e da metodologia de história de vida busca ampliar o entendimento dos fenômenos sociais, históricos, culturais e educacionais. Como mulher negra e futura pedagoga, em um espaço escolar é essencial reconhecer e se redescobrir novas possibilidade de afirmação identitária. Ao longo da minha formação inicial em Pedagogia, percebi que esses atravessamentos emergem com força dentro dos espaços educativos, onde ainda são observadas práticas discriminatórias veladas, estereótipos reproduzidos e abordagens superficiais sobre a história e cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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