Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14008
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
Autor(es): DEBORAH ALVES PEREIRA
Primeiro orientador: SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI
Resumo: Objetivo geral de investigar os desafios na formação de contadores para o Terceiro Setor, segundo a perspectiva dos professores que lecionam disciplinas relacionadas a essa área nos cursos de Ciências Contábeis.
Abstract: O presente estudo buscou identificar e analisar os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes que ministram a disciplina de Contabilidade do Terceiro Setor em cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas no Brasil. A pesquisa foi motivada pela crescente relevância social do setor e pela necessidade de aprimorar a formação profissional para atender às demandas de accountability e transparência dessas entidades. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores que possuem experiência no ensino da disciplina. O tratamento e a análise dos dados foram conduzidos pela técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização e interpretação das percepções docentes. Os resultados confirmaram que a disciplina possui, majoritariamente, o status de eletiva no currículo, o que limita a carga horária para o aprofundamento do conteúdo. Os docentes relataram que os desafios se interligam, destacando a escassez de material específico, a baixa pesquisa sobre o tema e a falta de apoio institucional. Contudo, as práticas pedagógicas mais eficazes apontadas são as práticas de vivência de campo ligadas aos projetos de extensão, consideradas cruciais para levar o aluno à vivência e suprir o déficit de experiência. Os resultados alertam também às instituições de ensino superior para a necessidade de transformar a disciplina de eletiva em obrigatória e de fornecer apoio estrutural, material e incentivo à pesquisa. O aprimoramento da formação é essencial para gerar profissionais capazes de garantir a legitimidade e a transparência do Terceiro Setor.
Palavras-chave: Terceiro Setor
Ensino Superior
Desafios Docentes
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14008
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32845.pdf530,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.