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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDEBORAH ALVES PEREIRA-
dc.date.accessioned2025-12-08T16:49:09Z-
dc.date.available2025-12-08T16:49:09Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14008-
dc.description.abstractO presente estudo buscou identificar e analisar os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes que ministram a disciplina de Contabilidade do Terceiro Setor em cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas no Brasil. A pesquisa foi motivada pela crescente relevância social do setor e pela necessidade de aprimorar a formação profissional para atender às demandas de accountability e transparência dessas entidades. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores que possuem experiência no ensino da disciplina. O tratamento e a análise dos dados foram conduzidos pela técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização e interpretação das percepções docentes. Os resultados confirmaram que a disciplina possui, majoritariamente, o status de eletiva no currículo, o que limita a carga horária para o aprofundamento do conteúdo. Os docentes relataram que os desafios se interligam, destacando a escassez de material específico, a baixa pesquisa sobre o tema e a falta de apoio institucional. Contudo, as práticas pedagógicas mais eficazes apontadas são as práticas de vivência de campo ligadas aos projetos de extensão, consideradas cruciais para levar o aluno à vivência e suprir o déficit de experiência. Os resultados alertam também às instituições de ensino superior para a necessidade de transformar a disciplina de eletiva em obrigatória e de fornecer apoio estrutural, material e incentivo à pesquisa. O aprimoramento da formação é essencial para gerar profissionais capazes de garantir a legitimidade e a transparência do Terceiro Setor.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerceiro Setor-
dc.subjectEnsino Superior-
dc.subjectDesafios Docentes-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleCONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOCENTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI-
dc.description.resumoObjetivo geral de investigar os desafios na formação de contadores para o Terceiro Setor, segundo a perspectiva dos professores que lecionam disciplinas relacionadas a essa área nos cursos de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

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