Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14008Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | DEBORAH ALVES PEREIRA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T16:49:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-08T16:49:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14008 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo buscou identificar e analisar os desafios e obstáculos enfrentados pelos docentes que ministram a disciplina de Contabilidade do Terceiro Setor em cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas no Brasil. A pesquisa foi motivada pela crescente relevância social do setor e pela necessidade de aprimorar a formação profissional para atender às demandas de accountability e transparência dessas entidades. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com professores que possuem experiência no ensino da disciplina. O tratamento e a análise dos dados foram conduzidos pela técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização e interpretação das percepções docentes. Os resultados confirmaram que a disciplina possui, majoritariamente, o status de eletiva no currículo, o que limita a carga horária para o aprofundamento do conteúdo. Os docentes relataram que os desafios se interligam, destacando a escassez de material específico, a baixa pesquisa sobre o tema e a falta de apoio institucional. Contudo, as práticas pedagógicas mais eficazes apontadas são as práticas de vivência de campo ligadas aos projetos de extensão, consideradas cruciais para levar o aluno à vivência e suprir o déficit de experiência. Os resultados alertam também às instituições de ensino superior para a necessidade de transformar a disciplina de eletiva em obrigatória e de fornecer apoio estrutural, material e incentivo à pesquisa. O aprimoramento da formação é essencial para gerar profissionais capazes de garantir a legitimidade e a transparência do Terceiro Setor. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Terceiro Setor | - |
| dc.subject | Ensino Superior | - |
| dc.subject | Desafios Docentes | - |
| dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.title | CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR NO ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI | - |
| dc.description.resumo | Objetivo geral de investigar os desafios na formação de contadores para o Terceiro Setor, segundo a perspectiva dos professores que lecionam disciplinas relacionadas a essa área nos cursos de Ciências Contábeis. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 32845.pdf | 530,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

