Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13947
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DOS GEÓGRAFOS E EDUCADORES
Autor(es): ELAINE CRISTINA REINO SOUZA
Primeiro orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATOGROSSO DO SUL
Resumo: Esta monografia é de natureza bibliográfica, baseada na leitura e interpretação de obras de autores renomados da Geografia e da Educação Geográfica e tem como objetivo analisar de que maneira a percepção ambiental dos alunos pode ser desenvolvida por meio do ensino de Geografia, conforme orientações do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. A partir da análise desses referenciais, busca-se compreender como o professor de Geografia, ao trabalhar conceitos, como espaço, lugar, paisagem, região e território, pode criar oportunidades para inserir a temática ambiental em suas aulas de forma transversal. O trabalho defende que, ao articular os conteúdos previstos no currículo com a realidade dos alunos e sua percepção cotidiana do espaço vivido, o docente pode ampliar a consciência crítica dos estudantes, incentivando reflexões sobre questões ambientais e promover valores voltados à sustentabilidade.
Abstract: It's a monograph is bibliographical in nature, based on the reading and interpretation of works by renowned authors in Geography and Geographic Education. Its objective is to analyze how students’ environmental perception can be developed through the teaching of Geography, in accordance with the guidelines of the Curriculum of Reference of state of Mato Grosso do Sul (Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul). From the analysis of these theoretical frameworks, the study seeks to understand how Geography teachers, by working with concepts such as space, place, landscape, region, and territory, can create opportunities to integrate environmental themes into their lessons in a cross-cutting manner. The paper argues that by connecting the curriculum content with students’ lived realities and everyday spatial perceptions, teachers can enhance students’ critical awareness, encourage reflection on environmental issues, and promote values oriented toward sustainability.
Palavras-chave: Espaço Geográfico
Percepção Ambiental
Ensino de Geografia.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13947
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11566.pdf530,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.