Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13909| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A APLICAÇÃO DOS ANATOBLOCOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL: UMA REVISÃO |
| Autor(es): | NATALY DA SILVA MOLINA |
| Primeiro orientador: | BRUNA GARDENAL FINA CICALISE |
| Resumo: | O estudo analisa o uso de recursos didáticos, especialmente os anatoblocos, no ensino de Anatomia Vegetal, evidenciando sua eficácia na compreensão das estruturas vegetais e no desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas dos estudantes. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica mediante o uso de artigos e livros referentes à temática de ensino de ciências, aliada à aplicação prática dos anatoblocos em aulas de Anatomia Vegetal, observando o desempenho e a percepção dos alunos. Os resultados indicaram que o uso dos anatoblocos favorece a compreensão das estruturas vegetais, aumenta o engajamento dos estudantes e potencializa a aprendizagem significativa, superando dificuldades na visualização e interpretação de tecidos microscópicos. Conclui-se que os anatoblocos são recursos didáticos eficazes no ensino de Anatomia Vegetal, pois unem teoria e prática, estimulam o raciocínio científico e contribuem para a formação acadêmica, promovendo uma aprendizagem mais participativa e contextualizada. |
| Abstract: | The study analyzes the use of teaching resources, especially anatoblocks, in the teaching of Plant Anatomy, highlighting their effectiveness in understanding plant structures and in developing students’ practical and cognitive skills. The research was based on a literature review using articles and books related to science education, combined with the practical application of anatoblocks in Plant Anatomy classes, observing students’ performance and perceptions. The results indicated that the use of anatoblocks enhances the understanding of plant structures, increases student engagement, and promotes meaningful learning, overcoming difficulties in visualizing and interpreting microscopic tissues. It is concluded that anatoblocks are effective teaching tools in Plant Anatomy education, as they combine theory and practice, stimulate scientific reasoning, and contribute to academic training, promoting more participatory and contextualized learning. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Ensino Superior Metodologias ativas. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13909 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33807.pdf | 502,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

