Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MUSICALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: DO CONTEXTO HISTÓRICO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Autor(es): ISAQUE RODRIGUES FERRAZ
Primeiro orientador: MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO
Resumo: O trabalho analisa a musicalização como prática inclusiva para pessoas com deficiência visual, articulando fundamentos históricos, marcos legais e perspectivas pedagógicas. Discute o papel central da tecnologia assistiva, especialmente o sistema braille e sua adaptação musical, como mediadora do acesso ao conhecimento e da autonomia no aprendizado. Examina ainda recursos digitais contemporâneos que ampliam possibilidades educativas. Conclui que a inclusão musical efetiva depende de políticas de acessibilidade, formação docente qualificada e integração equilibrada entre braille, métodos multissensoriais e tecnologias digitais.
Abstract: This study examines the relationship between musical education and the inclusion of individuals with visual impairments, outlining historical, legal, pedagogical, and technological perspectives. It highlights the role of music as a cognitive, social, and cultural tool, while demonstrating how Assistive Technology, especially Braille music notation and digital resources, supports accessible musical learning. The research also discusses current challenges, such as the declining use of Braille due to the rise of mobile technologies, and emphasizes the need for teacher training and inclusive educational policies. Grounded in bibliographic analysis, the study contributes to understanding how music can strengthen autonomy, participation, and educational equity for visually impaired learners
Palavras-chave: musicalização
inclusão
deficiência visual
tecnologia assistiva
musicografia braille
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13773
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11605.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.