Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorISAQUE RODRIGUES FERRAZ-
dc.date.accessioned2025-12-04T19:19:08Z-
dc.date.available2025-12-04T19:19:08Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13773-
dc.description.abstractThis study examines the relationship between musical education and the inclusion of individuals with visual impairments, outlining historical, legal, pedagogical, and technological perspectives. It highlights the role of music as a cognitive, social, and cultural tool, while demonstrating how Assistive Technology, especially Braille music notation and digital resources, supports accessible musical learning. The research also discusses current challenges, such as the declining use of Braille due to the rise of mobile technologies, and emphasizes the need for teacher training and inclusive educational policies. Grounded in bibliographic analysis, the study contributes to understanding how music can strengthen autonomy, participation, and educational equity for visually impaired learners-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmusicalização-
dc.subjectinclusão-
dc.subjectdeficiência visual-
dc.subjecttecnologia assistiva-
dc.subjectmusicografia braille-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleMUSICALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: DO CONTEXTO HISTÓRICO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO-
dc.description.resumoO trabalho analisa a musicalização como prática inclusiva para pessoas com deficiência visual, articulando fundamentos históricos, marcos legais e perspectivas pedagógicas. Discute o papel central da tecnologia assistiva, especialmente o sistema braille e sua adaptação musical, como mediadora do acesso ao conhecimento e da autonomia no aprendizado. Examina ainda recursos digitais contemporâneos que ampliam possibilidades educativas. Conclui que a inclusão musical efetiva depende de políticas de acessibilidade, formação docente qualificada e integração equilibrada entre braille, métodos multissensoriais e tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11605.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.