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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto de propagandas comerciais de alimentos voltadas para o público infantil e adolescentes
Autor(es): GEOVANA MIYASHIRO FERREIRA NETO
Primeiro orientador: KARINE DE CASSIA FREITAS GIELOW
Resumo: Com o crescimento da urbanização, as necessidades diárias mudaram, afetando a alimentação. Crianças e adolescentes são especialmente afetados pela publicidade de alimentos, assim, o objetivo deste artigo visou a análise do impacto das propagandas comerciais nas práticas alimentares desse público. Trata-se de uma revisão de literatura que analisa estudos recentes sobre a publicidade de alimentos em plataforma de dados online e resoluções oficiais. A formação do hábito alimentar ocorre predominantemente na infância, sendo influenciada por fatores familiares, sociais e midiáticos. A publicidade de alimentos ultraprocessados configura-se como um determinante relevante no aumento da obesidade e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis refletindo em impactos na vida adulta. Logo essa exposição contínua a estratégias persuasivas explora a vulnerabilidade desse público e consolida padrões alimentares inadequados desde a infância, refletindo em consequências para a vida adulta. Diante desse cenário, as legislações brasileiras e as ações de Educação Alimentar e Nutricional são essenciais para reduzir os efeitos do marketing abusivo e promover escolhas mais saudáveis e conscientes desde os primeiros anos de vida.
Abstract: With the growth of urbanization, daily needs have changed, affecting eating habits. Children and adolescents are especially affected by food advertising; therefore, this article aims to analyze the impact of commercial advertising on the eating practices of this group. This is a literature review that analyzes recent studies on food advertising on online data platforms and official resolutions. The formation of eating habits occurs predominantly in childhood, being influenced by family, social, and media factors. The advertising of ultra-processed foods is a relevant determinant in the increase of obesity and Non-Communicable Chronic Diseases, reflecting impacts on adult life. This continuous exposure to persuasive strategies exploits the vulnerability of this group and consolidates inadequate eating patterns from childhood, reflecting in consequences for adult life. Given this scenario, Brazilian legislation and actions in Food and Nutritional Education are essential to reduce the effects of abusive marketing and promote healthier and more conscious choices from the first years of life.
Palavras-chave: publicidade de alimentos
consumo alimentar
crianças
adolescentes
obesidade
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13436
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Nutrição - Bacharelado (FACFAN)

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