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dc.creatorGEOVANA MIYASHIRO FERREIRA NETO-
dc.date.accessioned2025-11-30T02:47:27Z-
dc.date.available2025-11-30T02:47:27Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13436-
dc.description.abstractWith the growth of urbanization, daily needs have changed, affecting eating habits. Children and adolescents are especially affected by food advertising; therefore, this article aims to analyze the impact of commercial advertising on the eating practices of this group. This is a literature review that analyzes recent studies on food advertising on online data platforms and official resolutions. The formation of eating habits occurs predominantly in childhood, being influenced by family, social, and media factors. The advertising of ultra-processed foods is a relevant determinant in the increase of obesity and Non-Communicable Chronic Diseases, reflecting impacts on adult life. This continuous exposure to persuasive strategies exploits the vulnerability of this group and consolidates inadequate eating patterns from childhood, reflecting in consequences for adult life. Given this scenario, Brazilian legislation and actions in Food and Nutritional Education are essential to reduce the effects of abusive marketing and promote healthier and more conscious choices from the first years of life.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpublicidade de alimentos-
dc.subjectconsumo alimentar-
dc.subjectcrianças-
dc.subjectadolescentes-
dc.subjectobesidade-
dc.subject.classificationCiências da Saúdept_BR
dc.titleO impacto de propagandas comerciais de alimentos voltadas para o público infantil e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1KARINE DE CASSIA FREITAS GIELOW-
dc.description.resumoCom o crescimento da urbanização, as necessidades diárias mudaram, afetando a alimentação. Crianças e adolescentes são especialmente afetados pela publicidade de alimentos, assim, o objetivo deste artigo visou a análise do impacto das propagandas comerciais nas práticas alimentares desse público. Trata-se de uma revisão de literatura que analisa estudos recentes sobre a publicidade de alimentos em plataforma de dados online e resoluções oficiais. A formação do hábito alimentar ocorre predominantemente na infância, sendo influenciada por fatores familiares, sociais e midiáticos. A publicidade de alimentos ultraprocessados configura-se como um determinante relevante no aumento da obesidade e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis refletindo em impactos na vida adulta. Logo essa exposição contínua a estratégias persuasivas explora a vulnerabilidade desse público e consolida padrões alimentares inadequados desde a infância, refletindo em consequências para a vida adulta. Diante desse cenário, as legislações brasileiras e as ações de Educação Alimentar e Nutricional são essenciais para reduzir os efeitos do marketing abusivo e promover escolhas mais saudáveis e conscientes desde os primeiros anos de vida.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Nutrição - Bacharelado (FACFAN)

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