Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13208
Tipo: Dissertação
Título: AS PRÁXIS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DOS ANOS INICIAIS E O CURRÍCULO: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS DA SEMED DE CAMPO GRANDE-MS
Autor(es): FRANCIELLI DE ARRUDA CARVALHO
Primeiro orientador: Fernanda Zandonadi Ramos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender as possíveis influências das formações continuadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande – MS, na práxis dos professores de Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental da REME, no período de 2020 a 2023, para utilização do novo Referencial Curricular (RC). Com esse fim, utilizamos a abordagem qualitativa e desenvolvemos pesquisa documental, descrevemos as formações oferecidas pela Semed no período investigado, verificando a correlação com o RC do município de Campo Grande. Posteriormente, realizamos entrevistas semiestruturadas com seis professores que lecionam Ciências para os anos iniciais. Tais entrevistas foram analisadas mediante pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram a oferta de treze formações continuadas em Ciências, todas correlacionadas com o RC. De modo geral, as formações continuadas da Reme possibilitaram aos professores participantes o desenvolvimento de estratégias didático-metodológicas e reflexões sobre a ação docente, em relação a possíveis desdobramentos das habilidades descritas no RC e a alfabetização científica. Devido ao fato de alguns professores atuarem como regentes, eles também participaram de outras formações continuadas oferecidas pela Reme, que foram destacadas nas entrevistas, por contribuírem para adoção de metodologias focadas na alfabetização e letramento. Considerando que a troca de professores é frequente, por serem contratados na maioria das vezes, o curto tempo de serviço de alguns docentes entrevistados, que lecionam ciências do 1º ao 5º, e a jornada dividida entre regente e professor de Ciências podem impossibilitar alguns professores de participarem das FC nessa área. Os entrevistados destacaram a importância das formações continuadas na modalidade síncrona, pois estas permitiram, em alguns momentos, a aquisição de conhecimentos enriquecedores, por meio da troca de experiências vivenciadas em sala de aula e da realização de atividades práticas, o que muitas vezes não ocorre nas modalidades assíncronas, devido à falta de participação dos docentes nos fóruns de discussão. Por fim, evidenciamos que, a partir da realização das FC, alguns professores conseguiram desenvolver atividades práticas e projetos, considerando as habilidades discutidas nessas formações. Diante disso, destacamos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para uma reflexão sobre a formação continuada de professores da Reme, na área de Ciências da Natureza, por meio da análise e avaliação das influências das formações pedagógicas nas práticas dos professores, o que poderá nortear novas propostas formativas, como as sugestões apresentadas pelos participantes da pesquisa, propiciando mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem, assim como a valorização das formações e dos docentes no sistema educacional do município.
Abstract: This work aims to understand the possible influences of the continuing education of the Municipal Department of Education (SEMED) of Campo Grande - MS, on the praxis of Natural Sciences teachers in the initial years of Elementary Education at REME, from 2020 to 2023, for the use of the new Curricular Reference (RC).To this end, we used a qualitative approach and developed documentary research, described the training offered by SEMED during the period investigated, verifying the correlation with the RC of the municipality of Campo Grande and, subsequently, conducted semi-structured interviews with teachers who teach Science for the initial years.These interviews were analyzed using Bardin's Content Analysis framework. The results demonstrated the availability of thirteen continuing education courses in science, all correlated with the Curriculum Reference (RC).In general, REME's continuing education enabled participating teachers to develop didactic-methodological strategies and reflect on teaching actions in relation to possible developments of the skills described in the RC and scientific literacy.Because some teachers acted as conductors, they also participated in other continuing education programs offered by REME, which were highlighted in the interviews as contributing to the adoption of methodologies focused on literacy and literacy.Considering that teacher turnover is frequent, as they are mostly hired, the short service time of some of the teachers interviewed, who teach science from 1st to 5th grade, and the workload divided between the head teacher and the Science teacher may make it impossible for some teachers to participate in the CF in this area.The interviewees highlighted the importance of continuing education in the synchronous modality, as this allowed, at times, the acquisition of enriching knowledge through the exchange of experiences lived in the classroom and the carrying out of practical activities, which often does not occur in asynchronous modalities, due to the lack of participation of teachers in the discussion forums.Finally, we showed that, after carrying out the FC, some teachers were able to develop practical activities and projects considering the skills discussed in these training sessions.Therefore, we emphasize that the results of this research can contribute to a reflection on the continuing education of teachers in the area of Natural Sciences at REME, through the analysis and evaluation of the influences of pedagogical training on teachers' practices, which can guide new training proposals, such as those proposed by the research participants, providing more quality in the teaching and learning process, as well as the appreciation of training and teachers in the municipality's educational system.
Palavras-chave: Ensino de Ciências da Natureza, Referencial Curricular para a Educação Básica, Formação Continuada de professores, Rede Municipal de Educação, Rede Municipal de Educação de Campo Grande, MS.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13208
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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