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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13182| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A PRESENÇA DE SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO: evidências nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Autor(es): | ELISAMA UEMURA LEITE |
| Primeiro orientador: | MARCO ANTONIO COSTA DA SILVA |
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as soft skills que estão sendo desenvolvidas nos cursos de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Diante de um cenário em que o mercado se apresenta cada vez mais volátil, exige-se uma adaptação constante por parte das organizações. Em consequência, os colaboradores necessitam estar alinhados aos propósitos organizacionais, a fim de contribuírem para o alcance dos objetivos da empresa. Nesse contexto, os profissionais e futuros profissionais precisam desenvolver competências. As competências têm evoluído de uma perspectiva predominantemente técnica (hard) para uma abordagem mais comportamental (soft). Portanto, é essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) estejam alinhadas a essas competências, a fim de preparar adequadamente os egressos. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos do Cursos de Administração oferecidos em 8 Câmpus da UFMS. Como resultado, constatou-se que as soft skills não são os objetos de atenção adequada dos cursos. |
| Abstract: | This article aims to analyze the soft skills being developed in the Administration programs at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). In a scenario where the market is increasingly volatile, organizations require constant adaptation. Consequently, employees need to be aligned with organizational purposes in order to contribute to achieving corporate objectives. In this context, professionals and future professionals must develop competencies. These competencies have evolved from a predominantly technical (hard) perspective to a more behavioral (soft) approach. Therefore, it is essential that Higher Education Institutions (HEIs) are aligned with these competencies to adequately prepare graduates. This study adopts a quantitative research approach. Data were collected from the Pedagogical Political Projects (PPCs) of the Administration programs offered at eight UFMS campuses. The results show that soft skills are not receiving adequate attention within the programs. |
| Palavras-chave: | Soft skills Projeto Pedagógico do Curso Administração Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13182 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPNV) |
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