Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13182Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | ELISAMA UEMURA LEITE | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T12:58:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-19T12:58:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13182 | - |
| dc.description.abstract | This article aims to analyze the soft skills being developed in the Administration programs at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). In a scenario where the market is increasingly volatile, organizations require constant adaptation. Consequently, employees need to be aligned with organizational purposes in order to contribute to achieving corporate objectives. In this context, professionals and future professionals must develop competencies. These competencies have evolved from a predominantly technical (hard) perspective to a more behavioral (soft) approach. Therefore, it is essential that Higher Education Institutions (HEIs) are aligned with these competencies to adequately prepare graduates. This study adopts a quantitative research approach. Data were collected from the Pedagogical Political Projects (PPCs) of the Administration programs offered at eight UFMS campuses. The results show that soft skills are not receiving adequate attention within the programs. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Soft skills | - |
| dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso | - |
| dc.subject | Administração | - |
| dc.subject | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.title | A PRESENÇA DE SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO: evidências nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | MARCO ANTONIO COSTA DA SILVA | - |
| dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar as soft skills que estão sendo desenvolvidas nos cursos de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Diante de um cenário em que o mercado se apresenta cada vez mais volátil, exige-se uma adaptação constante por parte das organizações. Em consequência, os colaboradores necessitam estar alinhados aos propósitos organizacionais, a fim de contribuírem para o alcance dos objetivos da empresa. Nesse contexto, os profissionais e futuros profissionais precisam desenvolver competências. As competências têm evoluído de uma perspectiva predominantemente técnica (hard) para uma abordagem mais comportamental (soft). Portanto, é essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) estejam alinhadas a essas competências, a fim de preparar adequadamente os egressos. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos do Cursos de Administração oferecidos em 8 Câmpus da UFMS. Como resultado, constatou-se que as soft skills não são os objetos de atenção adequada dos cursos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPNV) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 11533.pdf | 883,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

