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Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática investigativa em aulas experimentais no ensino médio de química para compreensão do termo extração e os fatores que ocorrem durante a destilação por arraste a vapor aplicando o padrão argumentativo de Toulmin
Autor(es): Domingos, Diane Cristina Araújo
Abstract: A presente pesquisa privilegia a Argumentação Científica numa sequência didática investigativa, utilizando a experimentação na aula de Química, com o intuito de promover a construção do conhecimento científico sobre uma situação problema, a partir dos esquemas de assimilação, acomodação e equilibração mencionados na obra de Jean Piaget. Dessa forma, a obtenção dos componentes do óleo de capim-cidreira foram utilizados para contextualizar as Forças Intermoleculares de compostos orgânicos oxigenados, classificados como grupo Aldeído, por meio de um método de extração simples, de baixo custo, com um bom rendimento, que consiste na Destilação por Arraste a Vapor, substituindo extratores clássicos com o objetivo de desenvolver no aluno o argumento científico sobre o termo extração e os fatores que ocorrem durante o processo de destilação. A sequência didática investigativa a partir da atividade experimental propicia um ambiente em que o aluno desenvolve a habilidade da argumentação. Dessa forma, a experimentação investigativa contribui no processo de ensino e aprendizagem a partir da interação entre sujeito e objeto. Para subsidiar as aulas aplicadas, foi observando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no qual o educando deve adquirir algumas habilidades e competências nas áreas de Ensino de Ciências. A análise dos dados foi realizada utilizando o Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Foi possível observar que os grupos 1 e 2 analisados possuem argumento completo baseado na fórmula mínima (dado/justificativa/conclusão). No grupo 1, foi observado o backing (B), no qual o conhecimento é baseado no senso comum. No grupo 2, foi observado o qualificador modal (Q) que é um argumento que dá suporte para a conclusão. Dessa forma, a pesquisa apresentou resultados satisfatórios com o modelo aplicado.
This research focuses on the scientific arguments in a sequence for teaching investigative using experimentation in chemistry class, with the aim of promoting the construction of scientific knowledge about a problem situation, from the schemes of assimilation, accommodation and equilibrium mentioned in the work of Jean Piaget. Thus, to obtain the components of lemongrass oil were used to contextualize the Intermolecular Forces of oxygenated organic compounds, classified as aldehyde group by means of a simple extraction method, low cost, with a good income, which consists in the steam distillation, replacing classical extractors in order to develop in students the scientific argument about the term extraction and factors that occur during the distillation process. The didactic sequence from the investigative activity provides an experimental environment where the student develops the skill of argumentation. Thus, the trial contributes in the investigative process of teaching and learning from the interaction between subject and object. To subsidize the lessons applied, was watching the National Curricular Parameters (PCN), in which the student must acquire some skills and competencies in the areas of Science Teaching. Data analysis was performed using the Standard for Argumentative Toulmin (TAP). It was observed that groups 1 and 2 have analyzed whole argument based on the formula minimal (data / explanation / conclusion). In group 1, the backing was observed (B), in which knowledge is based on common sense. In group 2, there was the modal qualifier (Q) that is an argument that supports the conclusion. Thus, the survey showed satisfactory results with the model applied.
Palavras-chave: Construção do Conhecimento
Química - ensino
Ensino Médio
Construction of Knowledge
Chemistry - education
High School
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1288
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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