Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12672
Tipo: | Dissertação |
Título: | AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | ANA PAULA MARINHO VASCONCELOS SOUZA |
Primeiro orientador: | Ione da Silva Cunha Nogueira |
Resumo: | O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas. Foi delineado em torno da seguinte questão norteadora: quais as consequências de influências da agenda neoliberal nas políticas de formação inicial e continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental? Tem como principal objetivo investigar as políticas de formação de professores de formação inicial e continuada na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a partir da Resolução CNE/CP n. 02/2015, da Resolução CNE/CP n. 02/2019, bem como, da Resolução CNE/CP nº 4/2024 e investigar a existência de influências da doutrina neoliberal nas políticas de formação de professores. A metodologia a ser adotada será de pesquisa de corte documental exploratório, para que seja feita análise, coleta e seleção de dados de artigos da Constituição Federal, da Base Nacional Comum para formação de professores, da Resolução CNE/CP n. 02/2015, Resolução CNE/CP n. 02/2019 e Resolução CNE/CP nº 4/2024. A problemática da pesquisa será desenvolvida visando à abordagem qualitativa, com objetivo de pesquisa descritiva. A análise das políticas educacionais de formação de professores abrange uma trajetória histórica da educação brasileira desde o período de governo de José Sarney até as diretrizes da Resolução CNE/CP nº 4/2024 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visando apontar reflexões sobre o avanço da educação junto à formação de professores, tendo em vista as influências neoliberais, bem como, as atualizações legislativas do sistema de ensino brasileiro sobre diretrizes de formação inicial e continuada, como também analisar se há a efetiva predominância do Estado Democrático de Direito, garantia de direitos fundamentais e políticas públicas que alcancem a qualidade e desenvolvimento escolar da educação básica. Ademais, por meio de análises bibliográficas e de documentos normativos concluir a importância da aplicação de políticas públicas de formação de professores Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica e sua influência nas reflexões de aprendizagem do indivíduo e seus impactos nas concepções educacionais contemporâneas. |
Abstract: | The present study is affiliated with the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus, and it is part of the research line Teacher Education and Public Policy. It is structured around the guiding question: What are the consequences of neoliberal agenda influences on the policies for initial and continuing teacher education in early childhood and elementary education? Its main objective is to investigate the policies related to both initial and continuing teacher education for early childhood education and the early years of elementary education in Brazil, based on the Resolution CNE/CP No. 02/2015, the Resolution CNE/CP No. 02/2019, and the Resolution CNE/CP No. 04/2024. Furthermore, it aims to examine the presence and impact of neoliberal doctrine in teacher education policies. The methodological approach is grounded in the exploratory documentary analysis methodology. This will involve the collection, selection, and analysis of data from the articles of the Federal Constitution, the National Common Base for Teacher Education, and the aforementioned Resolutions (CNE/CP Nos. 02/2015, 02/2019, and 04/2024).The research problem will be addressed through a qualitative approach, with a descriptive research objective. The analysis of educational policies for teacher training encompasses a historical overview of Brazilian education from the government of José Sarney up to the guidelines of CNE/CP Resolution No. 4/2024 under the government of Luiz Inácio Lula da Silva. The intention is to offer reflections on the progress of education in relation to teacher preparation, considering the influence of neoliberalism and the legislative updates to Brazil's educational system regarding guidelines for both initial and continuing teacher education. Moreover, the study seeks to analyze whether the principles of a Democratic State governed by the rule of law, the guarantee of fundamental rights and public policies that promote quality and development in basic education are effectively upheld. Finally, through bibliographic reviews and analysis of normative documents, the research aims to highlight the significance of implementing public policies for teacher education and their influence on individual learning processes and the broader implications for contemporary educational conceptions. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas. Formação de Professores. Neoliberalismo. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12672 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 459,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.