Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12598
Tipo: | Dissertação |
Título: | Explorando Volume e Capacidade com Metodologias Ativas: Uma Experiência com Oficinas e Rotações por Estações no Ensino Médio. |
Autor(es): | Bruno Otávio Alves Pereira |
Primeiro orientador: | Edivaldo Romanini |
Resumo: | Analisamos, neste trabalho como o uso de metodologias ativas pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com foco na utilização de estações de aprendizagem associadas a recursos tecnológicos e atividades práticas, com o objetivo de engajar, e incentivar os estudantes. Com uma sequência didática centrada no protagonismo dos estudantes, articulando saberes teóricos e experiências concretas com sólidos geométricos. A aplicação ocorreu em uma escola da cidade de Presidente Epitácio – SP, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Orientação de Estudos – Matemática, que tem como foco a recomposição de habilidades e o estímulo à autonomia dos estudantes. A análise dos resultados foi realizada com base em registros das aulas, observações, quiz de perguntas e feedback dos estudantes. Os resultados apontam que a abordagem favoreceu a participação, trabalho em grupo e a compreensão dos conceitos geométricos, além de promover maior engajamento e autonomia dos estudantes. Com isso, reafirmamos a importância das metodologias ativas, que incentive a investigação, conceitos teóricos e práticos que valorizem o aprender fazendo e ampliem as possibilidades de ensinar Matemática de forma significativa. Palavras Chave: metodologias ativas; geometria espacial; ensino médio. |
Abstract: | In this work, we analyze how the use of active methodologies can contribute to the learning of Spatial Geometry content in High School, focusing on the use of learning stations associated with technological resources and practical activities, aiming to engage and encourage students. We developed a didactic sequence centered on student protagonism, articulating theoretical knowledge and concrete experiences with geometric solids. The application took place in a school in the city of Presidente Epitácio – SP, with a third-year High School class, in the subject of Study Guidance – Mathematics, which focuses on rebuilding skills and stimulating student autonomy. The analysis of the results was carried out based on class records, observations, quizzes, and student feedback. The results indicate that the approach favored participation, group work, and the understanding of geometric concepts, as well as promoting greater student engagement and autonomy. Thus, we reaffirm the importance of active methodologies, which encourage investigation, theoretical and practical concepts that value learning by doing and expand the possibilities of teaching Mathematics in a meaningful way. Keywords: active methodologies; spatial geometry; high school. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas geometria espacial ensino médio. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12598 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Explorando Volume e Capacidade com Metodologias Ativas Uma Experiência.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.