Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBruno Otávio Alves Pereira-
dc.date.accessioned2025-09-17T18:50:33Z-
dc.date.available2025-09-17T18:50:33Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12598-
dc.description.abstractIn this work, we analyze how the use of active methodologies can contribute to the learning of Spatial Geometry content in High School, focusing on the use of learning stations associated with technological resources and practical activities, aiming to engage and encourage students. We developed a didactic sequence centered on student protagonism, articulating theoretical knowledge and concrete experiences with geometric solids. The application took place in a school in the city of Presidente Epitácio – SP, with a third-year High School class, in the subject of Study Guidance – Mathematics, which focuses on rebuilding skills and stimulating student autonomy. The analysis of the results was carried out based on class records, observations, quizzes, and student feedback. The results indicate that the approach favored participation, group work, and the understanding of geometric concepts, as well as promoting greater student engagement and autonomy. Thus, we reaffirm the importance of active methodologies, which encourage investigation, theoretical and practical concepts that value learning by doing and expand the possibilities of teaching Mathematics in a meaningful way. Keywords: active methodologies; spatial geometry; high school.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas-
dc.subjectgeometria espacial-
dc.subjectensino médio.-
dc.titleExplorando Volume e Capacidade com Metodologias Ativas: Uma Experiência com Oficinas e Rotações por Estações no Ensino Médio.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Edivaldo Romanini-
dc.description.resumoAnalisamos, neste trabalho como o uso de metodologias ativas pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com foco na utilização de estações de aprendizagem associadas a recursos tecnológicos e atividades práticas, com o objetivo de engajar, e incentivar os estudantes. Com uma sequência didática centrada no protagonismo dos estudantes, articulando saberes teóricos e experiências concretas com sólidos geométricos. A aplicação ocorreu em uma escola da cidade de Presidente Epitácio – SP, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Orientação de Estudos – Matemática, que tem como foco a recomposição de habilidades e o estímulo à autonomia dos estudantes. A análise dos resultados foi realizada com base em registros das aulas, observações, quiz de perguntas e feedback dos estudantes. Os resultados apontam que a abordagem favoreceu a participação, trabalho em grupo e a compreensão dos conceitos geométricos, além de promover maior engajamento e autonomia dos estudantes. Com isso, reafirmamos a importância das metodologias ativas, que incentive a investigação, conceitos teóricos e práticos que valorizem o aprender fazendo e ampliem as possibilidades de ensinar Matemática de forma significativa. Palavras Chave: metodologias ativas; geometria espacial; ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Explorando Volume e Capacidade com Metodologias Ativas Uma Experiência.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.