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Tipo: Tese
Título: AVENTURAS AO ENSINAR (E APRENDER) MATEMÁTICA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: DESENHANDO PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA COM (FUTUROS) PEDAGOGOS
Autor(es): Camila de Oliveira da Silva
Primeiro orientador: Marilena Bittar
Resumo: Esta tese é fruto do desenvolvimento de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) que buscou responder a seguinte questão geratriz: Como ocorre um percurso de estudo e pesquisa na transição de paradigmas com (futuros) professores que ensinam matemática nos anos iniciais? Afinal de contas, que (re) construções são produzidas ou não, no equipamento praxeológico dos (futuros) professores rumo ao Paradigma Questionamento do Mundo? Como forma de provocar uma quebra de paradigmas na formação docente mobilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e, como complementação a essa lente teórica, alguns elementos oriundos da Pedagogia Freiriana. A tese é entrelaçada por duas obras de Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas e Alice através do Espelho, o que nos leva a tecer com a Dialética Arte e Educação Matemática. O PEP foi desenvolvido com professores e futuros professores dos anos iniciais de diferentes regiões brasileiras, cujos encontros ocorreram de forma online, pelo google meet entre outubro de 2021 e setembro de 2022. O formato desta tese tem um duplo sentido. Por um lado, apresenta-se como um mapa de questões e respostas, sendo essa uma ferramenta que permite apresentar o conhecimento produzido ao longo do PEP. Coerentemente com essa proposta, tais Questões/Respostas expressas no mapa são conectadas por meio de rotas que são compostas por narrativas, que ajudam na tecitura entre os textos, bem como consistem em uma forma de garantir a acessibilidade digital na leitura do próprio mapa da tese. Por outro lado, a apresentação em forma de mapa moveu-nos a considerá-lo como um texto de caráter multipaper, com possibilidade de mobilizar a dialética recepção-difusão do conhecimento, sendo que alguns textos são passíveis de publicação em periódicos oriundos da área de Educação e/ou da Educação Matemática. Os resultados evidenciam a dificuldade de uma mudança paradigmática devido a condições e restrições oriundas de diferentes níveis da escala de codeterminação didática, como demandas advindas de trabalho e/ou dos cursos de ensino superior aos quais também estavam assujeitados; práticas de ensino e aprendizagem culturalmente enraizadas no Paradigma Visita às Obras e desafios na mudança de uma atitude retrocognitiva para procognitiva. Por meio das análises realizadas foi possível identificar que houve (re)construções no equipamento praxeológico dos (futuros) professores envolvidos, como é o caso da relação da própria doutoranda com aspectos oriundos de uma educação inclusiva, em especial, no âmbito das necessidades específicas de pessoas com deficiência visual. Isso nos permite inferir que um PEP que leva em conta algumas dialéticas chevallardianas, bem como a dialética educador-educando, sendo essa constituída por meio da sensibilidade afetiva na abertura ao diálogo com, evidencia condições e restrições para sua realização em um sistema didático inclusivo, além de provocar (re)construções nos equipamentos praxeológicos dos (futuros) professores envolvidos neste percurso.
Abstract: This thesis is the result of the development of a Study and Research Path (SRP) that sought to answer the following guiding question: How does a study and research path occur in the paradigm shift with (pre-service) teachers who teach mathematics in the early years? Ultimately, what (re)constructions are produced, or not, in the praxeological apparatus of (pre-service) teachers toward the Paradigm of Questioning the World? To provoke a paradigm, shift in teacher education, we mobilized the Anthropological Theory of Didactics (ATD) and, to complement this theoretical lens, some elements from Paulo Freire theories in Pedagogy. The thesis is interwoven with two works by Lewis Carroll, Alice in Wonderland and Alice Through the Looking Glass, which leads us to weave together the Dialectic of Art and Mathematics Education. The SRP was developed with teachers and prospective teachers of the primary grades from different regions of Brazil, with meetings held online via Google Meet between October 2021 until September 2022. The format of this thesis has a dual meaning. On the one hand, it presents itself as a map of questions and answers, a tool that allows for the presentation of the knowledge produced throughout the SRP. Consistent with this proposal, the Questions/Answers expressed on the map are connected through narrative pathways, which help weave the texts together and provide a way to ensure digital accessibility in reading the thesis map itself. On the other hand, the presentation in map format led us to consider it a multipaper text, with the potential to mobilize the reception-diffusion dialectic of knowledge, with some texts potentially being published in journals in the fields of Education and/or Mathematics Education. The results highlight the difficulty of a paradigmatic shift due to conditions and constraints arising from different levels of the didactic codetermination scale, such as demands arising from work and/or the higher education programs to which they were also subjected; teaching and learning practices culturally rooted in the paradigm of visiting works; and challenges in shifting from a retrocognitive to a procognitive attitude. Through the analyses, it was possible to identify (re)constructions in the praxeological apparatus of the (pre-service) teachers involved, as is the case with the doctoral student's own relationship with aspects arising from inclusive education, especially in the context of the specific needs of people with visual impairments. This allows us to infer that a SRP that takes into account some Chevallardian dialectics, as well as the educator-student dialectic, which is constituted through affective sensitivity in openness to dialogue, highlights the conditions and constraints for its implementation in an inclusive teaching system, in addition to provoking (re)constructions in the praxeological framework of (pre-service) teachers involved in this path.
Palavras-chave: percurso de estudo e pesquisa
paradigma questionamento do mundo
inclusão
formação de pedagogos
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12275
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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