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Tipo: Tese
Título: ÍNDICES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Autor(es): Maria Helena Pereira Vieira
Primeiro orientador: Suzete Rosana de Castro Wiziack
Resumo: Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente, mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas, mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas, com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente que trate as demandas dos ambientes.
Abstract: This research is related to a set of social, scientific, technological and educational demands, focused on the benefits of the Environmental Indexes identified in Mato Grosso do Sul. Considering the importance of this theme for the environmental issue and Environmental Education (EE), the investigation had The general objective is to organize and evaluate the didactic transposition of environmental indexes in the composition of themes and curricular contents for secondary education, through EA with a focus on the local reality. The research universe was a public school, where as a teacher I was able to apply environmental indices as an activity in the school's curriculum. The investigation had a qualitative approach, whose methodology included the identification and use of students' environmental representations and perceptions. Data production took place in 03 1st year classes, with 36 students each, totaling the participation of 108 students. To transpose the theme, 05 axes/themes were produced in the activities and this also produced high numbers of evocations in all these themes. As a result, we identified that the students' representations/perceptions in relation to the proposed themes were diverse, rich and memorable in relation to the intensity of coverage and the students were able to interpret all the themes in a very consistent way, showing relevant socio-environmental concerns, experience and knowledge on environmental issues relating to environmental indices. It is noted that human representations in the landscape were present in the images produced by students in all themes, even if sometimes hidden, but well represented in some way, as they showed anthropic occupations and pointed out necessary responsibilities of humans towards the question. Most of the time, the images clearly presented disastrous scenes, with the environment completely compromised by the element studied with a focus on: deforestation and deforestation equipment; areas on fire due to human actions; anthropized areas leaving biodiversity at the mercy; a lot of air and water pollution by different means and untreated effluents dumped into the watercourse. With this, we strive for Urgent Environmental Education that addresses the demands of the environments.
Palavras-chave: Indicadores ambientais
representações
percepção ambiental, transposição didática.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11544
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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