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Tipo: Tese
Título: Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia
Título(s) alternativo(s): Gamification practices in plant morphology: implications for the teaching-learning process in the undergraduate degree in biology
Autor(es): Simao, Crisley Helena
Primeiro orientador: Jardim, Maria Inês de Affonseca
Resumo: SIMÃO, C. H. Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande - MS, 2024. A gamificação aparece periodicamente em discussões dos novos modelos na educação em diversas fases do ensino e é capaz de tornar o ensino mais atrativo, motivador e enriquecedor, utilizando no processo pedagógico a lógica, as regras e o design de jogos. Utilizando a gamificação no processo educacional juntamente com as abordagens da engenharia didática e da pesquisa-ação como procedimentos técnicos e metodológicos, buscamos investigar como as atividades gamificadas aplicadas a acadêmicos de um curso de licenciatura de Ciências Biológicas contribuem com o desenvolvimento da sua aprendizagem. Entrevistas, questionários, diário de bordo, gravação em áudio e fotografias foram os elementos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Com uso da análise de conteúdo e triangulação de dados, verificou-se o processo de aprendizagem e como os fatores de motivação, interação, engajamento e/ou colaboração neste processo trouxeram benefícios cognitivos aos licenciandos. Os resultados indicaram que a aplicação da metodologia analisada contribuiu significantemente com o processo de ensino e aprendizagem e impactou positivamente os envolvidos os quais demonstraram mais segurança e predisposição para atuarem utilizando metodologias ativas na aprendizagem. O uso de elementos de jogos favoreceu a motivação, engajamento e aprendizagem evidenciados pelas características obtidas a partir da análise e categorização do conteúdo. Estes fatores importantes do processo de ensino se abarcam em diversas teorias da aprendizagem e a gamificação com sua diversidade de possibilidades de uso se mostra uma ferramenta dinâmica e multifacetada capaz de proporcionar ambientes distintos levando em consideração as diversas formas e estilos de se aprender.
Abstract: Gamification appears periodically in discussions of new models in education at various stages of teaching and is capable of making teaching more attractive, motivating and enriching, using logic, rules and game design in the pedagogical process. Using gamification in the educational process together with the approaches of didactic engineering and action research as technical and methodological procedures, we sought to investigate how gamified activities applied to students in a degree course in Biological Sciences contribute to the development of their learning. Interviews, questionnaires, logbooks, audio recordings and photographs were the methodological elements used in this research. Using content analysis and data triangulation, we verified the learning process and how the factors of motivation, interaction, engagement and/or collaboration in this process brought cognitive benefits to the undergraduates. The results indicated that the application of this methodology analised contributed significantly to the teaching and learning process and positively impacted those involved, who demonstrated greater confidence and predisposition to act using active learning methodologies. The use of game elements favored motivation, engagement and learning, as evidenced by the characteristics obtained from the analysis and categorization of the content. These important factors in the teaching process are covered in several learning theories, and gamification, with its diversity of possible uses, proves to be a dynamic and multifaceted tool capable of providing
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos
Atividade Gamificada
Ensino Superior
Ludificação
Motivação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11441
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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