Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11428
Tipo: Dissertação
Título: "Amando"- educação ambiental e interdisciplinaridade: formação continuada e coletiva de professores
Título(s) alternativo(s): "Amando" - environmental education and interdisciplinarity: continuous and collective teacher training
Autor(es): ALBERTO, HENRIQUE MANOEL RAMOS
Primeiro orientador: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Primeiro membro da banca: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Segundo membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Terceiro membro da banca: WIZIACK, SUZETE ROSANA DE CASTRO
Resumo: A pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (UFMS), linha de pesquisa em Educação Ambiental, possui como foco a formação continuada para educadores ambientais de professores de uma escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi proporcionar ao grupo de professores condições para melhor compreensão da Educação Ambiental como instrumento de transformação para a construção de atitudes conscientes diante das realidades socioambientais. Dentro da modalidade qualitativa optamos pela pesquisa colaborativa, partindo do princípio de que a Educação Ambiental (EA) pode ser construída a partir de práticas que superem a forma fragmentada de pensar e agir valorizando a interdisciplinaridade. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre as concepções de Educação Ambiental e principais conceitos baseando-se em Leff, Sato e Guimarães. Para a condução do trabalho na escola, nosso principal referencial é Paulo Freire, por indicar a problematização e a dialogicidade como aspectos fundamentais na produção de novos conhecimentos. A pesquisa documental e a observação contribuíram para prováveis mudanças nas características socioambientais. Em diálogos com o coletivo de professores, utilizando a dinâmica “Oficina do Futuro”, foram levantados os “sonhos” da escola, bem como os obstáculos, identificando também os temas a serem abordados. Entrevistamos alguns funcionários antigos e a Direção, no intuito de obter relatos sobre as transformações que ocorreram no espaço e ações relacionadas à EA. Apesar de se constatar dificuldades no desenvolvimento de atividades de cunho coletivo, percebemos alguns avanços revelados pelo crescente interesse dos docentes pela Educação Ambiental. As evidências revelam que alguns profissionais possuem perfil de liderança e iniciativa, buscando elaborar e colocar em prática atividades, mesmo ainda carentes da plena consciência do meio ambiente como mais amplo do que imaginam, e que atividades simples, como a organização do espaço e seu entorno podem influenciar e desencadear transformações importantes. Os resultados da pesquisa foram constatados por meio do envolvimento da comunidade escolar nas atividades, bem como revendo e modificando atitudes que enriqueceram a prática pedagógica e o ambiente da escola estudada. É possível afirmar que para se consolidar ações efetivas de Educação Ambiental nas instituições de ensino, é necessário o trabalho coletivo, envolvendo os diversos atores que compõem o universo da escola, fomentando a compreensão do meio ambiente como uma totalidade.
Abstract: The research linked to the Graduate Program in Science Teaching (UFMS), line of research in environmental education, had as its focus the continuing education for environmental educators of teachers of a school of the state of Mato Grosso do Sul. The goal was to provide the group of teachers conditions for better understanding of environmental education as an instrument of transformation for the construction of attitudes aware before of socio-environmental realities. Within the modality qualitatively we opted for collaborative research, working on the principle that environmental education (EE) can be constructed from practices that overcome the fragmented way of thinking and acting valuing interdisciplinarity. We performed a literature review about the concepts of Environmental Education and key concepts based on Leff, Sato and Guimarães. For the conduct of the work at school, our main theoretical is Paulo Freire, by indicating the questioning and the dialogical as fundamental aspects in the production of new knowledge. The documentary research and observation contributed to probable changes in environmental characteristics. In dialog with the collective of teachers, using the dynamic "Future Workshop", were raised the "Dreams" of the school, as well as the obstacles, identifying the issues to be addressed. We interviewed some older employees and direction, in order to obtain reports about the changes that have occurred in the space and actions related to EE. Although we see difficulties in the development of activities of a collective, we noticed some advances revealed by the growing interest of teachers for Environmental Education. The survey results were obtained by means of the involvement of the school community in activities, as well as reviewing and modifying attitudes that have enriched the pedagogical practice and the environment of the school studied. It is possible to say that to consolidate effective actions of environmental education in educational institutions, it is necessary to the collective work, involving the various actors that make up the universe of the school, fostering an understanding of the environment as a whole. The evidence shows that some professionals have profile of leadership and initiative, seeking to develop and put into practice activities, even lacking the full awareness of the environment and broader than you think, and that simple activities such as the organization of space and its surroundings can influence and trigger important transformations.
Palavras-chave: educação ambiental
environmental education
meio ambiente
environment
formação de professores
teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11428
Data do documento: 28-Ago-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE MANOEL RAMOS ALBERTO.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons