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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11427
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Eletroquímica: um grande choque" - WebQuest para construção de conhecimento de química no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | "Electroquímica: un gran shock" - WebQuest para desarrollar conocimientos de química en la escuela secundaria |
Autor(es): | Pereira, Aparecido Antonio Borges |
Primeiro orientador: | Recena, Maria Celina Piazza |
Resumo: | A metodologia WebQuest surgiu nos EUA, em 1995 devido a necessidade de alternativas no processo de ensino-aprendizagem, com suporte na web. Visa direcionar os alunos em pesquisas na rede que subsidiem a realização de uma tarefa proposta pelo professor. Entretanto são poucos os trabalhos que avaliam sistematicamente a aplicação dessa metodologia no ensino da química. Assim esse trabalho delineou uma WebQuest sobre o tema Eletroquímica, aplicando-a e avaliando seus efeitos na construção dos conhecimentos por alunos do ensino médio. O referencial adotado no processo de ensino-aprendizagem focado na WebQuest foi o sócio-interacionista delineado por Vygotsky. A pesquisa, com abordagem qualitativa, envolveu um grupo de alunos de uma sala do 2º ano do ensino médio de uma escola particular em Campo Grande-MS. O conteúdo de Eletroquímica, foi enfocado, em razão das dificuldades dos alunos em compreender os conceitos relacionados, conforme relato de pesquisas. Os alunos foram submetidos a um pré- teste para verificar o conhecimento relativo ao assunto, em seguida, utilizando laptop, tiveram acesso via internet, a WebQuestEletroquímica: Um grande choque. Com as informações do assunto em questão e a partir das instruções fornecidas, tanto em sala de aula, quanto pela própria WebQuest, realizaram as atividades propostas, acompanhadas pelo professor. Em cada etapa, os alunos tiveram a oportunidade de comentar as atividades, postando-as no blog http://profantoniobpereira. Logspot. Om. R. Os comentários foram analisados e comentados pelo professor, orientando-os sempre a continuar a participar por meio das postagens. Ao final, os alunos realizam uma atividade, denominada de pós- teste, cujos resultados indicaram que foi possível a construção de conhecimentos e uma melhor compreensão do assunto. Observou-se também a motivação e a participação da maioria dos alunos nas atividades propostas e desenvolvidas. Conclui-se que quando bem planejado e organizado, a WebQuest pode ser uma metodologia importante para o processo de ensino-aprendizagem de química. |
Abstract: | A metodologia WebQuest surgiu nos EUA, em 1995 devido a necessidade de alternativas no processo de ensino- aprendizagem, com suporte na web. Visa direcionar os alunos em pesquisas na rede que subsidiem a realização de uma tarefa proposta pelo professor. Entretanto são poucos os trabalhos que avaliam sistematicamente a aplicação dessa metodologia no ensino da química. Assim esse trabalho delineou uma WebQuest sobre o tema Eletroquímica, aplicando-a e avaliando seus efeitos na construção dos conhecimentos por alunos do ensino médio. O referencial adotado no processo de ensino-aprendizagem focado na WebQuest foi o sócio-interacionista delineado por Vygotsky. A pesquisa, com abordagem qualitativa, envolveu um grupo de alunos de uma sala do 2º ano do ensino médio de uma escola particular em Campo Grande-MS. O conteúdo de “Eletroquímica”, foi enfocado, em razão das dificuldades dos alunos em compreender os conceitos relacionados, conforme relato de pesquisas. Os alunos foram submetidos a um pré-teste para verificar o conhecimento relativo ao assunto, em seguida, utilizando laptop, tiveram acesso via internet, a WebQuest – “Eletroquímica: Um grande choque”. Com as informações do assunto em questão e a partir das instruções fornecidas, tanto em sala de aula, quanto pela própria WebQuest, realizaram as atividades propostas, acompanhadas pelo professor. Em cada etapa, os alunos tiveram a oportunidade de comentar as atividades, postando-as no blog http://profantoniobpereira. Blogspot. Com. Br. Os comentários foram analisados e comentados pelo professor, orientando-os sempre a continuar a participar por meio das postagens. Ao final, os alunos realizam uma atividade, denominada de pós- teste, cujos resultados indicaram que foi possível a construção de conhecimentos e uma melhor compreensão do assunto. Observou-se também a motivação e a participação da maioria dos alunos nas atividades propostas e desenvolvidas. Conclui-se que quando bem planejado e organizado, a WebQuest pode ser uma metodologia importante para o processo de ensino-aprendizagem de química. |
Palavras-chave: | WebQuest Eletroquímica Vygotsky Blog Tarefas |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11427 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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