Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11426
Tipo: Dissertação
Título: Diálogos pedagógicos geoambientais: paisagens e lugares de Campo Grande – algumas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geográficos em educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Geoenvironmental pedagogical dialogues: landscapes and places in Campo Grande – some contributions to the teaching and learning process of geographic concepts in environmental education
Autor(es): SILVA, ANALICE TERESINHA TALGATTI
Primeiro orientador: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Primeiro membro da banca: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Segundo membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Terceiro membro da banca: BOURLEGAT, CLEONICE ALEXANDRE LE
Quarto membro da banca: MACHADO, VERA DE MATTOS
Resumo: Conhecer e compreender a realidade dos alunos, na atualidade, é uma cobrança permanente imposta aos professores, em especial aos professores de geografia do ensino fundamental. Espera-se que o professor seja capaz de problematizar as vivências dos alunos de forma a favorecer a compreensão dos conteúdos trabalhados, promovendo a significância dos conhecimentos construídos e reconstruídos no processo educativo. Paulo Freire alertava sobre a precedência da leitura de mundo sobre a leitura da palavra. O aluno, quando se depara com o professor, já porta sua leitura de mundo, e a geografia escolar precisa considerar essas leituras prévias visando ao seu aprofundamento com o auxílio do conhecimento sistematizado pela ciência geográfica. Na prática profissional do professor de geografia, os conceitos de lugar e paisagem são elementares e, ao mesmo tempo, fundamentais para a melhor compreensão do contexto das realidades socioambientais e suas relações prevalecentes. Diante dessas premissas, foi desenvolvida uma investigação no âmbito do mestrado em Ensino de Ciências (UFMS), com os objetivos de construir e avaliar, de maneira coletiva/colaborativa, a coletânea de roteiros "Diálogos pedagógicos geoambientais: paisagens e lugares de Campo Grande", e suas contribuições em ações de formação continuada de professores de geografia. A opção pela produção da coletânea de roteiros emergiu a partir de demandas de professores durante as formações continuadas e acompanhamentos da disciplina de Geografia, realizadas pela equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS). A pesquisa foi desenvolvida entre 2014 e 2015 e contou com a participação dos professores de Geografia, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais campo-grandenses. Por meio de relatos e observação das práticas dos professores, foram constatadas dificuldades em se trabalhar os conceitos geográficos e ambientais, relacionando-os às realidades vividas dos alunos. A pesquisa se desenvolveu no contexto de uma investigação qualitativa, nos moldes da pesquisa colaborativa e com base na Dinâmica de Investigação Temática, método desenvolvido por Paulo Freire, valorizando os saberes de cada um, a dialogicidade, a problematização e a participação de todos os envolvidos.
Abstract: Knowing and comprehending the students’ reality, nowadays, is a permanent charge imposed on teachers, in special, the elementary school geography teachers. They are expected to be able to problematize the students’ life experience to facilitate the comprehension of worked contents, promoting the meaning of knowledge built and rebuilt during the education process. Paulo Freire warned about reading the world before reading the word. The student, when come across the teacher at school, has already had his world comprehension, and geography at school needs to consider this previous knowledge aiming its deepen together the sistematized knowledge present in geography science. In professional practice of geography teacher the concepts of place and landscape are essencial and, at the same time, fundamental for a better comprehension of socio-environmental reality context and its prevailing relations. Considering these premises, it was developed an investigation in the Science Teaching Master degree context (UFMS), with the goal of build and evaluate, in a collective/collaborative way, the script collection “Diálogos pedagógicos geoambientais: paisagens e lugares de Campo Grande”, and its contribution for geography teachers continuing formation. The option for the production on script collection emerged from the teachers demands during the continuing formation courses and geography discipline accompaniments at schools, done by the technicians of Municipal Education Bureau from Campo Grande (MS). The research was developed between the years of 2014 and 2015 and counted on the participation of geography teachers from public elementary school from Campo Grande (MS). Through the reports and observation of teachers’ practice, it was detected the difficulty of teaching geographical and environmental concepts, relating them to the reality experienced by the students. The research developed itself in a context of qualitative investigation, in the molds of collaborative research and based on “Dinâmica de Investigação Temática”, a method developed by Paulo Freire, considering the knowledge of each one, the dialogicity, the problematization and the participation of everyone involved.
Palavras-chave: formação de professores
teacher training
educação ambiental problematizadora
problematizing environmental education
ensino de geografia
geography teaching
lugar
place
paisagem
landscape
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11426
Data do documento: 5-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANALICE TERESINHA TALGATTI SILVA.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons