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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11424
Tipo: | Dissertação |
Título: | O sistema produtivo de horta em círculos do modelo PAIS na aprendizagem de conceitos de sucessão ecológica: contribuições para a educação ambiental no ensino médio de uma escola agrícola |
Título(s) alternativo(s): | The productive system of vegetable garden in circles of the PAIS model in learning concepts of ecological succession: contributions to environmental education in secondary education at an agricultural school |
Autor(es): | GIMENES, ALAN FREDERICO BRIZUENA |
Primeiro orientador: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Primeiro membro da banca: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Segundo membro da banca: | ZANON, ANGELA MARIA |
Terceiro membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Quarto membro da banca: | ARAUJO, ANA PAULA CORREIA DE |
Resumo: | Ao longo da história, a humanidade vem interferindo no meio natural de forma cada vez mais impactante, degradando os ambientes, tornando-os, muitas vezes, impróprios para a sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais. Problemas ambientais causados pela poluição do ar, da água e do solo foram surgindo e se intensificando, assim como, problemas de ordem socioeconômica, como a ocupação desordenada nos espaços urbanos, o êxodo rural e a exposição a substâncias químicas diversas, em especial aos chamados agrotóxicos que também fazem parte da vida contemporânea. Sabe-se que a busca pelo desenvolvimento integral das sociedades humanas, em consonância com a conservação dos elementos naturais é a alternativa capaz de amenizar o avanço das ações antrópicas negativas sobre os ambientes de vida. O desenvolvimento, portanto, precisa atender às dimensões ambiental, social, econômica e cultural, e deveria ser o objetivo de todos nós. Algumas profissões, por suas competências e atribuições, necessitam urgentemente ter suas funções repensadas, de forma a levar os profissionais a refletir sobre suas ações, mudando suas posturas frente às questões ambientais que emergem na atualidade. É o caso, por exemplo, do profissional técnico agrícola. Assim, a partir dessas reflexões, a inserção da Educação Ambiental permeada pelos pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire no contexto da formação desses profissionais, tornou-se uma opção em direção às mudanças desejadas. Partindo dessas possibilidades epistemológicas, foi realizado este estudo que buscou não apenas conhecer a realidade da formação desses profissionais, mas propor, durante esse processo, atividades inseridas em uma sequência didática. Tais procedimentos foram adotados com o objetivo de promover a aprendizagem de alguns conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica, bem como, a integração da grade curricular com a prática da educação ambiental e da agroecologia, por meio da análise dos sistemas produtivos de horta tradicional e de horta circular modelo PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável). A investigação foi realizada no período de agosto a dezembro de 2014, com 26 alunos dos segundo e terceiro anos do ensino médio Técnico em Agropecuária, na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na zona rural de Campo Grande/MS. A pesquisa tomou como base as propostas de Paulo Freire organizadas por Demétrio Delizoicov (2011). Os aspectos metodológicos adotados a configuram como pesquisa qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos para a coleta de dados questionários, elaboração de relatórios de observação e entrevistas semiestruturadas que foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Após a aplicação da sequência didática foi possível observar que os alunos passaram a fazer referência aos nutrientes como macronutrientes e micronutrientes e, não mais, simplesmente adubo. Outra mudança conceitual ocorrida foi quanto ao uso apropriado do termo técnico consorciação entre espécies vegetais, técnica agroecológica que permite maior resistência a possíveis pragas. Além disso, o tipo de irrigação passou a ser considerado, pois, no modelo de microaspersao foi constatado que há um dispêndio maior de água. Destarte, pode-se inferir que a metodologia proposta contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica relacionando-os com à Educação Ambiental e à Agroecologia e mostrou-se satisfatória para atender os objetivos propostos contribuindo para a apreensão dos conhecimentos, bem como, promover a mudança de posturas quanto aos modos de produção em hortas. |
Abstract: | Throughout history, humanity has been interfering in the natural environment in an increasingly impacting form, degrading environments, making them, many times, inappropriate for the survival of many animal and vegetal species. Environmental problems caused by air, water and soil pollution were emerging and intensifying, as well as socio-economic problems, as the disorderly occupation of urban spaces, the rural exodus and exposure to many chemicals, especially the so-called pesticides that are also part of contemporary life. It is known that the search for full development of human societies, consistent with the preservation of natural elements is the alternative capable to mitigate the progress of negative human actions on living environments. The development therefore needs to meet the environmental, social, economic and cultural dimensions, and should be the goal of all of us. Some professions, due to their competences and attributions, urgently need to have their functions rethought, in order to take professionals to reflect on their actions, changing their positions on environmental issues that emerge nowadays. This is the case, for example, of the Agricultural Technician. Thus, from these reflections, the inclusion of Environmental Education permeated by the theoretical and methodological assumptions of Paulo Freire in the context of those professionals training, has become an option towards the desired changes. From these epistemological possibilities, we performed this study that sought not only to know the reality of those professionals training, but to propose, during this process, inserted activities in a didactic sequence. Such procedures have been adopted in order to promote the learning of concepts involved in the ecological succession process, as well as the integration of the curriculum with the practice of environmental education and agroecology, through the analysis of the productive systems of traditional kitchen garden and circular kitchen garden in the model ISAP (Integrated Sustainable AgroEcological Production). The research was conducted from August to December 2014, with 26 students of the second and third years of the Technical Agriculture high school, at Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, located in the countryside of Campo Grande / MS. The research was based on the proposals of Paulo Freire organized by Demetrius Delizoicov (2011). The methodological aspects adopted constitute it as a qualitative research, have been used as instruments for collecting data questionnaires, preparation of observation reports and semi-structured interviews that were analyzed in the light of the content analysis proposed by Laurence Bardin (1977). After applying the didactic sequence it was possible to observed that the students started to refer to the nutrients as macronutrients and micronutrients and not simply fertilizer. Another conceptual change that occurred was about the appropriate use of the technical term intercropping among vegetal species, agroecological technique that allows higher resistance to potential pests. Furthermore, the type of irrigation has been considered, because in the microaspersion model it was observed that there is a greater expenditure of water. Thus, one can infer that the proposed methodology contributed to the process of teaching and learning the main concepts involved in the ecological succession process relating them to Environmental Education and the Agroecology and it was satisfactory to meet the proposed objectives, contributing the of knowledge, as well as to promote a change in postures about the modes of production in home gardens. |
Palavras-chave: | educação ambiental environmental education ensino de biologia biology teaching ensino técnico agrícola agricultural technical teaching agroecologia agroecology horta escolar school garden |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11424 |
Data do documento: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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