Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11418
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade no ensino de fundamental com o tema ciclos biogeoquímicos
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in elementary education with the theme of biogeochemical cycles
Autor(es): MATOS, MARILYN APARECIDA ERROBIDARTE DE
Primeiro orientador: SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO
Primeiro membro da banca: SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO
Segundo membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Terceiro membro da banca: CAVASSAN, OSMAR
Quarto membro da banca: PIRES, DARIO XAVIER
Resumo: O foco desta pesquisa é o Ensino de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental, com destaque nos conteúdos de Química com uma visão interdisciplinar. A metodologia utilizada para orientar a investigação é a Engenharia Didática, respondendo à seguinte questão: “Quais as contribuições que algumas estratégias de ensino e uma ação de formação continuada, formulados com base na teoria de aprendizagem de Ausubel, tendo como tema Ciclos Biogeoquímicos, proporcionam a professores de ciências de nono ano?” Os documentos oficiais e as pesquisas acadêmicas indicam, que o caminho para o ensino de ciências seria: a abordagem temática, interdisciplinaridade e formação de cidadãos, enquanto que a prática em sala de aula é guiada principalmente pelos livros didáticos que divide o conteúdo em Química e Física, mantendo o ensino disciplinar, fragmentado e descontextualizado. Como uma possível contribuição para amenizar os problemas encontrados neste contexto, desenvolvemos uma sequência didática para uma ação de formação continuada, utilizando o referencial teórico de David Ausubel (TAS) e proposta de um material didático voltado para o nono ano, com conteúdos inerentes à série partindo de um tema comum, Ciclos Biogeoquímicos, abordado numa perspectiva interdisciplinar e permeado pela Educação Ambiental.
Abstract: The focus of this work is the Science Education of the ninth year of elementary school, with emphasis on the content of chemistry with an interdisciplinary approach. The methodology used to guide research is the Didactical Engineering, answering the following question: "What are the contributions that some teaching strategies and an action of continuing education is made based on learning theory of Ausubel, on the theme Biogeochemical Cycles, provide the science teachers of ninth grade?" Official documents and academic studies indicate that the path to science education would be: a thematic approach, and interdisciplinary training of citizens, while the practice in the classroom is driven primarily by textbooks that divide the content in chemistry and physics, while teaching discipline, fragmented and decontextualized. As a possible contribution to mitigate the problems encountered in this context, we developed a didactic sequence for an action of continuing education, using the theoretical framework of David Ausubel (TAS) and proposed educational material aimed at the ninth year, with content related to the series based on a common theme, Biogeochemical Cycles, approached from an interdisciplinary and permeated by the Environmental Education.
Palavras-chave: ensino de ciências
science teaching
ensino fundamental
elementary education
material didático
teaching material
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11418
Data do documento: 6-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILYN APARECIDA ERROBIDART DE MATOS.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons