Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11415
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições das coleções de geociências do museu das culturas dom bosco para o ensino de ciências e educação ambiental/patrimonial |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of the geoscience collections of the Dom Bosco Museum of Cultures to science teaching and environmental/heritage education |
Autor(es): | LONKHUIJZEN, DIRCEU MAURICIO VAN |
Primeiro orientador: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Primeiro membro da banca: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Segundo membro da banca: | WIZIACK, SUZETE ROSANA DE CASTRO |
Terceiro membro da banca: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Quarto membro da banca: | BOGGIANI, PAULO CESAR |
Resumo: | Esta dissertação parte da problemática falta de conhecimento e consequentemente, falta de reconhecimento dos patrimônios geológicos locais, como “ícones” de uma identidade cultural local, como também, da constatada carência de espaços museais com acervos de geociências que realizam ações educativas e exposições dos patrimônios geológicos, na região CentroOeste, em especial na cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo foi identificar como professores e acadêmicos, educadores e futuros educadores, percebem, ou mesmo, utilizam o Museu das Culturas Dom Bosco - MCDB, destacando suas coleções de geociências como recursos didático-pedagógicos para o ensino de ciências e de educação ambiental e educação patrimonial. Para a materialização das hipóteses levantadas, foram utilizadas adaptações das metodologias dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de ciências com a metodologia da Educação Patrimonial, adotada na educação em museus, adequando-a do uso do objeto museal. Tal como um fóssil, por exemplo, servindo como base de reconhecimentos dos conhecimentos já identificados no público alvo, para a problematização, discussão e mediação em visitas a exposição com temas e conceitos básicos sobre geociências. Além da metodologia de educação patrimonial e dos três momentos pedagógicos, o trabalho envolveu também pesquisas bibliográficas referentes aos temas ensino de ciências, geologia, paleontologia, arqueologia, patrimônio, museologia e educação ambiental; Visitas mediadas ao museu selecionado; Realização de levantamento qualitativo das ações e práticas educativas; Observações e registros referentes às comunicações e ações de educação patrimonial e ambiental. Com os resultados dos levantamentos das percepções dos participantes da pesquisa quanto aos temas citados nas ações educativas realizadas no Museu, foi possível constatar que o MCDB é citado por aproximadamente 60% dos participantes como um espaço onde são realizadas ações educativas, muitas vezes complementando os conteúdos de sala de aula da educação formal. Porém, quando analisamos a forma como são realizadas as atividades, constatamos que os mesmos 60% que declararam utilizá-lo como recurso educativo não desenvolvem um plano de aula específico para a atividade no museu, ou mesmo não trabalham temas de geociências. Após as constatações das percepções dos participantes passamos a revisão de conceitos da geociências juntamente com a elaboração coletiva e aplicação de um roteiro didático para as coleções de geociências junto aos participantes. |
Abstract: | This thesis of the problematic lack of knowledge and consequently, lack of recognition of local geological heritage, as "icons" of a local cultural identity, as well, the observed lack of museological space with geoscience collections that carry out educational activities and exhibitions of heritage . Geology in the Midwest, especially in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul Our goal was to identify as teachers and scholars, educators and future educators, realize, or even use the Museum of Cultures Don Bosco - MCDB, highlighting its geoscience collections as a teaching-learning resources for science education and environmental education and heritage education. For the materialization of the hypotheses, methodology changes were used in the Three Pedagogic Moments for science education with the methodology of the Heritage Education, adopted in museum education, adapting the use of the museum object. As a fossil, for example, serving as recognition of knowledge base already identified the target audience for questioning, discussion and mediation visits the exhibition with themes and basic concepts of geosciences. In addition to heritage education methodology and the three pedagogical moments, the work also involved bibliographical research on the issues of teaching science, geology, paleontology, archeology, heritage, museology and environmental education; Mediated visits to selected museum; qualitative survey of realization of actions and educational practices; Observations and records relating to communications and actions of heritage and environmental education. With the results of surveys of perceptions of survey participants about the issues cited in the educational activities at the Museum MCDB, it was found that the MCDB is cited by about 60% of the participants as a space where educational activities are carried out, often complementing classroom content of formal education. But when we look at how the activities are carried out, we found that the same 60% who reported using it as an educational resource not develop a specific lesson plan for the activity at the museum, or even not work topics of geosciences. Following the findings of the perceptions of the participants spent the geosciences concepts revision along with the collective elaboration and implementation of an educational roadmap for collections of geosciences with the participants. |
Palavras-chave: | museus museums ensino de geociências geoscience teaching educação ambiental environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11415 |
Data do documento: | 2-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIRCEU MAURICIO VAN LONKHUIJZEN.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons