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Tipo: Dissertação
Título: A formação docente através da elaboração e uso de software contendo uma sequência didática na aprendizagem da temática fotossíntese para alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teacher training through the development and use of software containing a didactic sequence in learning the topic of photosynthesis for high school students
Autor(es): SOUZA, DAIANE NASCIMENTO DE
Primeiro orientador: MACHADO, VERA DE MATTOS
Primeiro membro da banca: MACHADO, VERA DE MATTOS
Segundo membro da banca: PIRES, DARIO XAVIER
Terceiro membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Quarto membro da banca: DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Resumo: Pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da temática Fotossíntese apontam dificuldades na compreensão dos alunos sobre o fenômeno em questão. Muitos alunos apresentam obstáculos epistemológicos e ontológicos na compreensão da Fotossíntese. Sendo assim, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre a temática Fotossíntese, fruto de um processo de formação continuada e colaborativa. Tal sequência didática foi inserida em um software educacional com o intuito de atender a um ensino interativo, dinâmico, voltado para sociedade em rede. Entende- se que a formação continuada e colaborativa ocupa papel preponderante no sentido de busca de novos caminhos alternativos, já que a metodologia adotada pelos professores constitui um diferencial na aprendizagem dos alunos. A pesquisa realizada foi analisada qualitativamente. Foram realizados encontros entre a pesquisadora e duas professoras de Biologia, baseando-se nas premissas de uma pesquisa colaborativa. As professoras foram denominadas de A e B. Os momentos de estudo foram gravados e, em seguida, analisados através do método Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. A interpretação do discurso das professoras A e B mostrou que elas apresentaram diferenças de pensamento e de postura. Enquanto a Professora A mostrou se satisfeita com a sua prática docente, a Professora B adotou uma postura reflexiva e de mudança pedagógica. Os encontros ou momentos de estudos (ME) foram planejados e executados baseando-se nas respostas fornecidas pelos professores no questionário inicial (diagnóstico), como também pelos referenciais adotados na pesquisa, a saber: Transposição Didática (TD) e Teoria Antropológico do Didático (TAD), os quais serviram como suporte para elaboração da Sequência Didática (SD). Quanto à entrevista realizada com as docentes A e B, ambas avaliaram a formação continuada de forma positiva, sendo que a professora A foi mais objetiva em relatar a importância da parceria desenvolvida ao longo dos encontros. No entanto, a professora B adota uma prática mais reflexiva e crítica em todos os momentos de estudo. Tal posicionamento, está de acordo com os propósitos de uma pesquisa colaborativa que cria condições favoráveis à mudança, à transformação da prática educativa, de um fazer espontâneo para um saber fazer consciente.
Abstract: Research on teaching and learning theme of Photosynthesis point difficulties in students' understanding of the phenomenon in question. Many students have ontological and epistemological obstacles in understanding photosynthesis. Thus, this research proposed the development of a didactic sequence (SD) on the Photosynthesis theme, the result of a process of continuous and collaborative learning. This didactic sequence was inserted into an educational software in order to meet an interactive, dynamic teaching, facing network society. It is understood that the continuous and collaborative training takes leading role in the search for new alternative ways, as the methodology used by teachers is a difference in student learning. The research was analyzed qualitatively. Meetings were held between the researcher and biology teachers, based on the assumptions of a collaborative research. Two teachers were part of the research, and they were called A and B. The study times were recorded and then analyzed using content analysis method (CA) Bardin. The interpretation of the teachers discourse A and B showed that they had differences of thought and attitude. While The Professor showed satisfaction with their teaching practice, Professor B has adopted a reflective and pedagogical change posture. The meetings or moments of studies (ME) were planned and executed based on the responses provided by teachers in the initial questionnaire (diagnosis), but also by reference adopted in the research, namely: Didactic Transposition (TD) and Anthropological Theory of the Didactic (TAD), which served as support for the preparation of the Didactic Sequence (SD). As for the interview with the teachers A and B, both evaluated continuing education in a positive way, and the teacher was the most objective report on the importance of partnership developed over the meetings. This position is in line with the purposes of a collaborative research that creates favorable conditions for change, the transformation of educational practice, a spontaneous make for a know-how conscious.
Palavras-chave: formação docente
teacher training
software
software
fotossíntese
photosynthesis
sequência didática
didactic sequence
transposição didática
didactic transposition
teoria antropológica do didático
anthropological didactic theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11413
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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