Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11406
Tipo: Dissertação
Título: Horta escolar: vivências pedagógicas para uma educação ambiental crítica em uma escola da rede municipal de Campo Grande (MS)
Título(s) alternativo(s): School garden: pedagogical experiences for critical environmental education in a municipal school in Campo Grande (MS)
Autor(es): JOSETTI, AUGUSTO CESAR LOPES
Primeiro orientador: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Primeiro membro da banca: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Segundo membro da banca: WIZIACK, SUZETE ROSANA DE CASTRO
Terceiro membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Quarto membro da banca: ARAUJO, ANA PAULA CORREIA DE
Quinto membro da banca: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Resumo: A Educação Ambiental se mostra como temática para se trabalhar e desenvolver valores socioambientais, sensibilizando e capacitando a sociedade humana para promover mudanças em sua realidade. Todavia, para que a Educação Ambiental cumpra com esse papel é necessário avançar além das práticas educativas mecanicistas, materializando-se em atividades práticas efetivas, não se pautando apenas em projetos discursivos e teóricos. Nesse sentido, a horta escolar surge como uma estratégia para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental que una teoria e práxis de forma crítica, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos sobre a temática socioambiental, contribuindo para a construção de novos conhecimentos que levem a uma maior conscientização sobre o meio ambiente. Para tanto, o objetivo principal da investigação em questão foi analisar como a vivência em práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços de hortas escolares pode contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica. Para a implementação da proposta foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a Educação Ambiental, o uso pedagógico de horta escolar e sobre o conceito e produção de sequências didáticas. O produto final do trabalho, portanto, é uma sequência didática voltada para o uso da horta escolar como possibilidade de desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental que unam teoria e prática de forma crítica. A sequência didática tem como pressuposto teórico-metodológico a pedagogia freireana, se pautando, mais precisamente, nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas durante o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho desenvolvido na Escola Municipal Elpídio Reis, localizada em Campo Grande (MS), confirmou que a horta escolar pode sim auxiliar no processo ensino-aprendizagem e na tomada de consciência sobre diferentes questões socioambientais, por meio da construção de novos valores, do desenvolvimento do senso crítico dos alunos em relação ao modo de produção dos alimentos e na opção por novas escolhas na busca de uma alimentação mais saudável. Além disso, esse tipo de trabalho desenvolvido na escola contribui para a criação de um espírito de cooperação entre os alunos que participam do projeto, desenvolvendo valores como respeito e dedicação e criando novos laços de amizade entre os estudantes e professores.
Abstract: The Environmental Education shows itself as thematic to work and develop socio-environmental values, sensitizing and empowering human society to promote changes in their reality. However, in order for Environmental Education to fulfill this role, it is necessary to move beyond mechanistic educational practices, materializing in effective practical activities, not only based on discursive and theoretical projects. In this sense, the school garden appears as a strategy for the development of an Environmental Education that critically a theory and praxis, assisting in the teaching-learning process of teachers and students on the socio-environmental theme, contributing to the construction of new knowledge that lead to greater awareness of the environment. Therefore, the main objective of the research in question was to analyze how the experience in pedagogical practices developed in school gardens can contribute to the development of a Critical Environmental Education. For the implementation of the proposal, a bibliographic review was carried out on Environmental Education, pedagogical use of school garden and on the concept and production of didactic sequences. The final product of the work, therefore, is a didactic sequence directed to the use of the school garden as a possibility to develop Environmental Education projects that unite theory and practice in a critical way. The didactic sequence has as theoretical-methodological presupposition the Freire pedagogy, being based, more precisely, in the three pedagogical moments: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. In spite of all the difficulties encountered during the development of the research, the work developed at the Municipal School Elpídio Reis, located in Campo Grande (MS), confirmed that the school garden can help in the teaching-learning process and in the awareness of different issues socioenvironmental, through the construction of new values, the development of students' critical sense of the way food is produced and the choice of new choices in the search for a healthier diet. In addition, this type of work developed in the school contributes to the creation of a spirit of cooperation among students participating in the project, developing values such as respect and dedication and creating new bonds of friendship between students and teachers.
Palavras-chave: educação ambiental
environmental education
horta escolar
school garden
sequência didática
didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11406
Data do documento: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusto César Lopes Josetti.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons