Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11403
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interdisciplinaridade e formação inicial de professores: uma proposta metodológica |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinarity and initial teacher training: a methodological proposal |
Autor(es): | DAMEAO, ANA PAULA |
Primeiro orientador: | ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA |
Primeiro membro da banca: | ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA |
Segundo membro da banca: | WIZIACK, SUZETE ROSANA DE CASTRO |
Terceiro membro da banca: | SILVA, ANA LUCIA GOMES DA |
Quarto membro da banca: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Quinto membro da banca: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Resumo: | Este texto descreve uma pesquisa do tipo qualitativa que buscou identificar num grupo de futuros professores de física, em processo inicial de formação, quais as contribuições de uma estratégia para a construção de competências necessárias para o planejamento de intervenções didáticas interdisciplinares em nível básico. Para isso, o referencial teórico para a formação inicial de professores é baseado na Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Lev S. Vygotsky. Para fundamentar teoricamente e metodologicamente, o campo da interdisciplinaridade, foi utilizada a abordagem proposta por Gérard Fourez, que é a construção da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. O núcleo da estratégia proposta é a ideia de que a formação para a interdisciplinaridade somente pode ser feita por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar. Nesta pesquisa, foi proposta a temática “Queimadas” para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar, desenvolvido ao longo de onze encontros. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a gravação em áudio das sessões de trabalho com os acadêmicos, as atividades escritas realizadas durante os encontros e as atividades complementares e, por fim, o material produzido pelos acadêmicos ao final do projeto: um folder sobre queimadas e um guia. Esse guia é voltado para professores da educação básica, sobre o uso do folder e sobre o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Para analisar os dados obtidos, buscamos analisar o desenvolvimento e a evolução dos participantes desta pesquisa durante e após a ação interdisciplinar, proposta fazendo a análise das falas dos acadêmicos. Concluímos que os acadêmicos envolvidos neste trabalho conseguiram internalizar os conceitos sobre interdisciplinaridade e a construção da ilha de racionalidade interdisciplinar, mesmo que em níveis diferentes de suas zonas de desenvolvimento proximal, alguns com indícios de conceitos na zona de desenvolvimento real. |
Abstract: | This work describes a qualitative research whose. Have objective was identify the contributions of an initial teacher training strategy for the development competences to plan interdisciplinary didactic interventions in the teaching of physics at the intermediate level of by future physics teachers. Our work is based on the ideas of the HistoricalCultural Theory developed by Lev S. Vygotsky and, when the field of interdisciplinarity is concerned, theoretically and methodologically, on the approach proposed by Gérard Fourez, mainly in the concept of Interdisciplinary Rationality Island. A set of ten meetings with the academics was designed to help them build the concept of Interdisciplinary Rationality Island around the development of a project centered about the theme of "burnings". In order to collect data, we made use of three instruments: the audio recording of the encounters, the activities performed during the meetings and the complementary activities, and finally the material about burnings and a guide for the teacher of the basic education. In order to gather information about the evolution of the academic’s ideas about interdisciplinarity, we made the analysis of the speeches of the academics applied on the transcriptions of the recorded meetings audios and the two products of the project, a folder about burnings and a guide for high school physics teachers about the development of interdisciplinary activities, were analyzed, searching for concepts linked to interdisciplinarity. It is concluded that the scholars involved in this work were able to internalize the concepts of interdisciplinarity and construction of the island of interdisciplinary rationality, even at different levels of its proximal development zones, some with indications of concepts in the real development zone. |
Palavras-chave: | interdisciplinaridade interdisciplinarity formação inicial de professores initial teacher training pibid GDP ilha de racionalidade island of rationality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11403 |
Data do documento: | 27-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA DAMEÃO.pdf | 7,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons