Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11401
Tipo: Dissertação
Título: Ensino investigativo em biologia celular para alunos com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Investigative teaching in cell biology for students with visual impairments
Autor(es): COSTA, ALESSANDRA FRANCOSO DA SILVA
Primeiro orientador: JUNIOR, AIRTON JOSE VINHOLI
Primeiro membro da banca: VINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSE
Segundo membro da banca: DORNELES, CLAUNICE MARIA
Terceiro membro da banca: SOUZA, PAULO ROBSON DE
Resumo: A presente pesquisa trata-se da elaboração de uma sequência didática com o objetivo de analisar se a utilização de modelagem, por meio da construção de modelos concretos, pode facilitar a aprendizagem de conteúdos de Biologia para um aluno cego. A pesquisa ocorreu no segundo semestre do ano 2017, em seis encontros com duração de 50 minutos, realizados no contraturno do aluno. A elaboração das atividades fundamentou-se em concepções da perspectiva históricocultural do desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vygotsky, e no desenvolvimento delas, buscando-se propiciar e acompanhar a evolução dos conceitos iniciais do aluno. A aplicação da sequência foi gravada, transcrita e analisada qualitativamente por meio da análise microgenética. Na análise das concepções iniciais, verificou-se que o aluno sabia afirmar que existem diferenças entre um ser vivo e uma matéria bruta e que todos os seres vivos são formados por algum tipo de célula. Porém, ele não sabia explicar essas diferenças e nem citar as três partes básicas de uma célula. No levantamento da apropriação do conhecimento, após a pesquisa, foi possível analisar que o aluno conseguiu diferenciar os seres formados por células (vivas ou mortas), os tipos de células animais e vegetais, características de um vírus e partes básicas de uma célula, assim como a maioria dos nomes e funções das organelas celulares. Concluímos que a construção dos modelos concretos possibilitou a interação do aluno com o material, criou oportunidades de diálogos entre aluno e professor, favoreceu a troca de conhecimento e promoveu uma melhor aprendizagem. Este trabalho resultou na produção de uma sequência didática embasada nos pressupostos de Vygotsky, com intuito de facilitar a aprendizagem de conteúdos de biologia celular para alunos com deficiência visual por meio da modelagem.
Abstract: The present research deals with the elaboration of a didactic sequence in order to analyze if the use of modeling, through the construction of concrete models, can facilitate the learning of Biology contents for a blind student. The research was carried out in the second semester of 2017, in six 50-minute meetings, held in the student counterpart. The elaboration of the activities was based on conceptions of the historical-cultural perspective of human development, based on Vygotsky's ideas and their development, seeking to provide and accompany the evolution of the initial concepts of the student. The application of the sequence was recorded, transcribed and analyzed qualitatively by microgenetic analysis. In the analysis of the initial conceptions, it was verified that the student knew to affirm that there are differences between a living being and a gross matter and that all living beings are formed by some type of cell. However, he could not explain these differences, nor could he cite the three basic parts of a cell. In the survey of the appropriation of knowledge, after the research, it was possible to analyze that the student was able to differentiate beings formed by cells (living or dead), types of animal and plant cells, characteristics of a virus and basic parts of a cell, as well like most of the names and functions of cellular organelles. We conclude that the construction of the concrete models allowed the interaction of the student with the material, created opportunities for dialogues between student and teacher, favored the exchange of knowledge and promoted a better learning. This work resulted in the production of a didactic sequence based on the assumptions of Vygotsky, in order to facilitate the learning of contents of cellular biology for students with visual impairment through modeling.
Palavras-chave: biologia celular
cell biology
alunos cegos
blind students
modelagem didática
didactic modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11401
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA FRANÇOSO DA SILVA COSTA.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons