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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11384
Tipo: | Tese |
Título: | A formação do professor de química para atuação na educação profissional e tecnológica: princípios pedagógicos para a formação do trabalhador |
Título(s) alternativo(s): | The training of chemistry teachers to work in professional and technological education: pedagogical principles for worker training |
Autor(es): | FARIA, ALEXANDRE GERALDO VIANA |
Primeiro orientador: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Primeiro membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Segundo membro da banca: | VINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSE |
Terceiro membro da banca: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Quarto membro da banca: | AIRES, JOANEZ APARECIDA |
Quinto membro da banca: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Resumo: | A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Brasil, está em grande expansão e os cursos de Licenciatura em Química nos Institutos Federais (IFs) necessitam discutir essa modalidade de educação. Este trabalho investigou como se delineia a formação dos professores de Química, nos Institutos Federais, com relação a competência para a atuação na EPT, visando auxiliar na formação do trabalhador. Para isso analisou tanto os Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química dos IFs, que estão disponíveis na internet, quanto a presença da EPT em seus objetivos, na oferta de disciplinas que discutam essa forma de educação, na obrigatoriedade da ação do estagiário na EPT, na lista de bibliografias que considerem a EPT e no perfil de seus egressos. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Química em direção a melhor preparação de professores para atuação na EPT. Para compreender o trabalhador que se almeja formar na EPT, discutese os domínios necessários para que esse trabalhador possa almejar o pleno domínio sobre o seu trabalho. Para a preparação do futuro professor para atuação na EPT, considera-se a formação de um trabalhador com preparo na ciência de seu trabalho, na arte de seu trabalho, na ética própria de seu trabalho, na possibilidade de inovação e gestão em seu trabalho. Como possibilidade de ação, descrevemos a experiência com a disciplina de Fundamentos da Educação Profissional, ofertada à estudantes do 9º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, e o preparo para ação na EPT, analisando as impressões dos estudantes obtidas antes e depois de cursarem a disciplina. Este trabalho mostrou que os cursos de Licenciatura em Química, nos IFs, não estão considerando a formação para a EPT em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) mas, que essa questão é necessária na formação de professores de Química. O professor deve ter o preparo para que em suas aulas: exista uma ação apropriada para esse tipo de educação. É importante que todos os atores responsáveis pela construção do currículo operem na direção da consolidação da EPT em nosso país. É importante que os Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química considerem a Educação Profissional como parte importante na formação para o trabalho. Palavras-chave: Educação profissional e tecnollógica; formação do trabalhador; formação de professores. |
Abstract: | Professional and Technological Education (EPT), in Brazil, is expanding and undergraduate courses in Chemistry at Federal Institutes (IFs) discuss this type of education. This work investigated how to outline the formation of Chemistry teachers, at Federal Institutes, regarding the competence to work in EPT, as an auxiliary assistant in the training of workers. In order to analyze both the Pedagogical Projects of undergraduate courses in Chemistry of the IFs, which are available on the Internet, and the presence of EPT in its objectives, the offer of subjects that discuss this form of education, mandatory the action of an intern at EPT, in list of bibliographies that consider an EPT and no profile of its graduates. The research results point to the need to restructure the Chemistry Degree courses in order to better prepare teachers for EPT. To understand or determine the worker who is already trained in EFA, discuss the necessary domains for that worker who may be related to the domain about his work. To prepare the future teacher of performance at EPT, consider the training of a worker with training in the science of his work, art of his work, ethics specific to his work, possibility of innovation and management in his work. As a possibility of action, describing an experience with a discipline of Fundamentals of Professional Education, offered to students of the 9th period of the degree course in Chemistry at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, and the preparation for action at EPT, analyzing it as tests of students include before and after taking a course. This work showed that undergraduate courses in Chemistry at the FIs are not considering training for EPT in their PPC Project, but that it is necessary in the training of Chemistry teachers. This teacher must prepare for his classes there is an appropriate action for this type of education. It is important that all actors responsible for building the curriculum operate in the direction of consolidating EFA in our parents. It is important that the Pedagogical Projects of Degree Courses in Chemistry consider Professional Education as an important part in the training for the job. |
Palavras-chave: | educação profissional e tecnológica professional and technological education formação do trabalhador worker training formação de professores teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11384 |
Data do documento: | 17-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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