Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11378
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de um módulo de análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências naturais da região centro oeste do brasil
Título(s) alternativo(s): Proposal of a module for analyzing pedagogical projects for undergraduate courses in natural sciences in the center-west region of Brazil
Autor(es): BARROS, THAINA GRACE ENCINA DE
Primeiro orientador: QUEIROS, WELLINGTON PEREIRA DE
Primeiro membro da banca: QUEIROS, WELLINGTON PEREIRA DE
Segundo membro da banca: CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES
Terceiro membro da banca: PIRES, DARIO XAVIER
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo do currículo e formação de professores de Ciências. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas em Ciências Naturais oferecidos na região Centro-Oeste. Para tanto, propomos um instrumento de análise de currículo o Vê de Gowin articulado a Análise Textual Discursiva (ATD). Para subsidiar as análises e ajudar a alcançar os objetivos desse estudo, nos apropriamos das teorias curriculares descritas e discutidas por Tomaz Tadeu Silva, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Assim, analisamos seis PPCs, dos quais a partir da ATD deram origem a três categorias finais que serviram como guia para as discussões em forma de metatextos. O módulo proposto nos permitiu encontrar características híbridas de concepções de currículo em todos os cursos. Isso nos leva a inferir que a maioria dos elaboradores desses projetos curriculares desconhecem as teorias curriculares. Por outro lado, se conhecem, não utilizam explicitamente com a finalidade de ocultar uma intencionalidade eficientista de formação. Nesse sentido, esse estudo alerta para que os construtores de currículo questionem seus objetivos de formação docente e busquem maior atenção às teorias curriculares com o objetivo de propor projetos curriculares que visem uma formação crítica e autônoma de professores.
Abstract: This research is in the field of curriculum and teacher education in science. This is a study with a qualitative approach, with the objective of analyzing the Pedagogical Course Projects (PCPs) of the degrees in Natural Sciences offered in the Center-West region. Therefore, we propose as an instrument of curriculum analysis the Gowin‟s Vee articulated to Discursive Textual Analysis (DTA). In order to support the analysis and to help achieve the objectives of this study, we appropriate the curricular theories described and discussed by Tomaz Tadeu Silva, Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo. Thus, we analyzed six PCPs, which from the DTA gave rise to the final categories that served as a guide to the discussions in the form of metatexts. The proposed module allowed us to find hybrid features of curriculum conceptions in all courses. This leads us to infer that most of the designers of these curricular projects are unaware of curricular theories, but, on the other hand, if they know them, they do not use them explicitly in order to conceal an efficient training intentionality. In this sense, this study warns that the curriculum builders question their objectives of teacher training and seek greater attention to curricular theories with the objective of proposing curricular projects that aim at a critical and autonomous formation of teachers.
Palavras-chave: vê de gowin
see de gowin
análise textual discursiva
discursive textual analysis
teorias curriculares
curriculum theories
projetos pedagógicos de curso
pedagogical course projects
formação de professores de ciências
science teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11378
Data do documento: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAINÁ GRACE ENCINA DE BARROS.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons