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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11371
Tipo: | Dissertação |
Título: | A abordagem do efeito fotoelétrico no ensino médio: contribuições de uma unidade ensino potencialmente significativa |
Título(s) alternativo(s): | The photoelectric effect approach in high school: contributions from a potentially significant teaching unit |
Autor(es): | SILVA, RONIVAN SOUSA DA |
Primeiro orientador: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Primeiro membro da banca: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Segundo membro da banca: | CORREA, HAMILTON PEREZ SOARES |
Terceiro membro da banca: | ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA |
Resumo: | Muitas são as discussões na área de Ensino de Ciências sobre a importância da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio e possíveis estratégias metodologias para sua abordagem. No entanto, pesquisadores frequentemente têm apontado que existe uma escassez de trabalhos sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em situações reais de ensino com apresentação de resultados de aprendizagem. Diante deste contexto, elaboramos e aplicamos uma unidade de ensino potencialmente significativa, fundamentada na utilização de aspectos de História e Filosofia da Ciência (HFC) e uso de simulação computacional, acerca dos conceitos de físicos presentes no experimento do Efeito Fotoelétrico para alunos de um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Aquidauana. Para estruturar nossa unidade de ensino, utilizamos a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel (2003) como referencial teórico e metodológico. Como referencial de análise de dados, utilizamos a proposta metodológica sugerida por Cardoso e Dickman (2011). Nossos resultados sinalizam que para os conceitos de energia de um fóton, função trabalho e energia cinética dos elétrons arrancados a maioria dos sujeitos apresentou um número razoável de indícios de aprendizagem significativa, no entanto, para os conceitos de dualidade onda-partícula, intensidade e frequência de luz nossa análise indica que poucos sujeitos compreenderam estes conceitos significativamente. A partir das reflexões obtidas de nossa análise, à luz da Taxonomia Revisada de Bloom, foi possível identificar os aspectos positivos e negativos da utilização de aspectos de HFC e da simulação computacional, bem como sugerir mudanças na própria estrutura da unidade de ensino e nos instrumentos utilizados para coleta de dados. |
Abstract: | There are many discussions in area Science Teaching about the importance of inclusion of topics of Modern and Contemporary Physics (MCP) in high school and possible strategies methodological for its approach. However, researchers often have pointed out that there is a lack of studies about the difficulties of student learning on topics of FMC, as well as research reporting proposals tested in real teaching situations with presentation of learning outcomes. Given this context, we developed and applied a potentially significant teaching unit, based in the use of aspects of History and Philosophy of Science (HPS) and use of computer simulation, about the physical concepts present in the photoelectric effect of the experiment for students of a Course Integrated Professional Education Middle Level Technical Building at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Aquidauana. To structure our teaching unit, we use the Theory of Meaningful Learning (TML) of David Ausubel (2003) as theoretical and methodological reference. As data analysis framework, we use the methodological approach suggested by Cardoso and Dickman (2011). Our results indicate the majority of subjects had a reasonable number of clues of significant learning to the concepts of energy of a photon, work function and kinetic energy of the photoelectron, however, to the concepts of wave-particle duality, intensity and light frequency, our analysis indicates that few subjects understand these concepts significantly. From the reflections obtained from our analysis in the light of the Revised Taxonomy of Bloom, it was possible to identify the positive and negative aspects of using aspects of HPS and computer simulation and suggest changes in the structure of teaching unit and instruments used for data collection . |
Palavras-chave: | física moderna e contemporânea modern and contemporary physics simulação computacional computer simulation história e filosofia da ciência history and philosophy of science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11371 |
Data do documento: | 3-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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