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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11365
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educadores ambientais sem fronteiras: identidade e pertencimento na biorregião transfronteiriça do Rio Apa |
Título(s) alternativo(s): | Environmental educators without borders: identity and belonging in the transboundary bioregion of the Apa River |
Autor(es): | ORTELHADO, PATRICIA LIMA FIGUEIREDO |
Primeiro orientador: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Primeiro membro da banca: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Segundo membro da banca: | ZANON, ANGELA MARIA |
Terceiro membro da banca: | PEDRINI, ALEXANDRE DE GUSMAO |
Resumo: | Na biorregião fronteiriça da bacia do rio Apa vivem dois povos. Separando geograficamente brasileiros e paraguaios está o principal rio desta bacia, o Apa. Um coletivo de educadores, o Grupo de Educadores Ambientais Sem Fronteiras (GEASF) desbrava por este território em busca de novos olhares para as questões socioambientais, objetivando atuar com atividades contextualizadas sobre a Bacia Hidrográfica do Apa e contribuir para a gestão compartilhada e sustentável de suas águas. O rio Apa para esse coletivo não representa a separação geográfica ou o limite, mas o símbolo de uma união para a conquista de uma sociedade sustentável. Este trabalho buscou retratar o percurso do GEASF em sua biorregião, apontando a identidade e a relação de pertencimento desse coletivo com o lugar. Os sujeitos da pesquisa são os educadores brasileiros e paraguaios que atuaram na Proposta Pedagógica Rio Apa: unindo dois povos, submetida pelo GEASF em 2010, e desenvolvida em escolas brasileiras e paraguaias. A investigação foi realizada nas cidades-gêmeas de Bela Vista/BR e Bella Vista/PY e as questões orientadoras do estudo vincularam-se a: 1) a biorregião fronteiriça; 2) identidade e pertencimento do GEASF e o envolvimento com o tema gerador: água; 3) ação da autora, enquanto membro do grupo, na rearticulação do GEASF através de um plano elaborado para e com o grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com a utilização dos seguintes instrumentos metodológicos: análise documental, questionário, observação, diário de bordo e participação direta. Para a análise dos dados apoia-se nos círculos hermenêuticos da fenomenologia: compreensão, interpretação e nova compreensão. A intervenção proposta contribui para a identificação de novos protagonistas e redefinição de planos e metas para o grupo. Dos resultados mais relevantes, nota-se que o GEASF teve um percurso direcionado para o ensino formal nos seus primeiros anos, depois suas ações conseguiram transpor os muros das escolas, criando oportunidades em espaços não formais. Com a gênese do GEASF foi possível vivenciar o processo de discussões coletivas, planejamentos e crescimentos mútuos, desencadeando a necessidade de organização e continuidade pelos caminhos de uma Educação Ambiental contextualizada, refletida em um Plano de Ação anual. O GEASF, hoje, tornou-se um coletivo educador reconhecido na biorregião de atuação, proporcionando a conquista de novos espaços e constituindo verdadeiros círculos de cultura, nos quais, brasileiros e paraguaios, usufruem de férteis oportunidades para dialogar e agir diante das questões socioambientais. |
Abstract: | In the borderline bioregion of the APA watershed live two different peoples. Geographically separating Brazilians and Paraguayans, there is the main river of such, the Apa. A collective of educators, the Grupo de Educadores Ambientais Sem Fronteiras (GEASF), explore this territory searching for new views of the connected environmental and social questions, aiming to work with contextualized activities within the basin reality and to contribute to the sustainable share of its water resources. The Apa River, for this organization does not represent a geographical division or even a border, but a symbol of union to the success of a sustainable society. This work aims to expose actions of GEASF through the bioregion, showing the identity and relation of this collective with the place. The subjects of the research are the social educators from Brazil and Paraguay who participated of the pedagogical proposal Rio Apa: unindo dois povos, created by GEASF in 2010 and used in Brazilian and Paraguayan schools. The study was realized in the twin cities of Bela Vista/BR and Bella Vista/PY guided by the following matters: 1) The borderline bioregion; 2) Identity and sense of place of GEASF and the involvement with their main study subject: water; 3) the creator s action, whilst a member of the group as well, for reorganizing GEASF through a plan discussed with them. It is a qualitative research, a research-action, with the use of the following methodological instruments: documental analysis, questionnaire, observation, logbook and direct participation. To analyze the data, this work bases itself on the hermeneutic cycles of the phenomenology: comprehension, interpretation and new comprehension. The proposed intervention helps to identify new protagonists and redefine plans and goals for the group. One of the most relevant results, is noticeability with which GEASF directed itself to the formal education system through its first years, then how the actions succeeded at the point of overpassing the schools and reaching non formal spaces. With the creation of GEASF, it was possible to generate processes of collective discussions, some planning and mutual growth, triggering the necessity of organization and continuity via an environmental education contextualized, reflected in an annual action plan. GEASF today has become a collective of educators recognized in the bioregion where there actions happen, giving the opportunity of conquering new spaces and creating true circles of culture, of which Brazilians and Paraguayans can make use of opportunities to dialog and take actions about environmental issues. |
Palavras-chave: | educação ambiental environmental education coletivo educador educator collective pesquisa-ação action research fronteira border |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11365 |
Data do documento: | 11-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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