Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11364
Tipo: | Dissertação |
Título: | Agrotóxicos e meio ambiente abordagem CTS numa perspectiva Freireana para o ensino de química em Culturama - MS |
Título(s) alternativo(s): | Pesticides and the environment CTS approach from a Freirean perspective for teaching chemistry in Culturama - MS |
Autor(es): | GOTARDI, OSMAR LUIS NASCIMENTO |
Primeiro orientador: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Resumo: | Construção e a avaliação de uma sequência didática sobre o uso dos agrotóxicos, norteada pelo movimento Ciência - Tecnologia - Sociedade e pela concepção educacional de Paulo Freire para o ensino de química. Abordou-se o tema dos agrotóxicos e os impactos ambientais causados pelos mesmos, na região de Culturama, distrito do município de Fátima do Sul - MS, como contextualizador em aulas de química, numa turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do distrito. Os procedimentos seguiram as etapas da investigação temática: conhecimento da realidade local pelo pesquisador, consulta ao Projeto Político Pedagógico (PPP, 2009), aplicação de redações, análise das redações, avaliação dos estudantes no processo dialógico ou descodificação, redução temática e desenvolvimento do tema em uma sequência didática. Os três momentos pedagógicos sistematizados por Delizoicov e Angotti (1991), conduziram a sequência didática da temática dos agrotóxicos. Para verificação de aprendizagem utilizamos instrumentos investigativos norteados pela “análise textual discursiva”. Percebeu-se que a investigação temática e a sequência didática conduziram à legitimação do tema agrotóxico e do conteúdo das soluções e proporcionaram o posicionamento crítico dos estudantes em relação à utilização dos agrotóxicos no contexto desenvolvido, de forma que eles conseguiram relacionar o tema em questão com os conceitos de química estudados. |
Abstract: | Construction and the evaluation of a didactic sequence on the use of pesticides, guided by the movement Science – Technology – Society and the educational concept of Paulo Freire for teaching chemistry. It approaches the topic of pesticides and the environmental impacts caused by them, in the region of Culturama, district of Fatima do Sul – MS, as contextualizing in chemistry classes, a class of second year high school of a public school district. The procedures followed the steps of the research theme: local knowledge by the researcher refers to the Political Pedagogical Project (PPP, 2009), application essays, analysis essays, evaluation of students in the dialogue process and decoding, reduced development of theme and subject in a following didactic theme of pesticides. To check use investigative tools of learning guided by “discursive textual analysis”. It was noticed that the following thematic research and teaching led to the legitimization of agrochemicals and the content of the solutions and provided the critical positioning of the students regarding the use of pesticides in the context developed so that they could relate to the subject in question chemistry concepts studied. |
Palavras-chave: | agrotóxicos pesticides CTS CTS momentos pedagógicos pedagogical moments Paulo Freire Paulo Freire |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11364 |
Data do documento: | 6-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OSMAR LUÍS NASCIMENTO GOTARDI.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons